Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Corpo docente

Com uma seleção de professores capacitados, do ensino técnico ao superior, os cursos de Informática do Campus Ceres do IF Goiano possuem um quadro de docentes preparado para lidar com as mais novas demandas tecnológicas, a fim de preparar profissionais éticos e capazes de atuar nos mais diversos segmentos em computação. São vários docentes efetivos da área técnica, em maioria com Dedicação Exclusiva, que contam com apoio de demais professores de distintas áreas de conhecimento. Conheça-os.

 

Nome: Adriano Honorato Braga

E-mail: adriano.braga@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de InformaçãoInformática para Internet

Resumo: Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2013) e possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é professor efetivo do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e atua como Diretor de Ensino desde o ano de 2016. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI) que possui como um dos projetos o Meninas Digitais no Cerrado. É secretário adjunto regional de Goiás da SBC, revisor de 5 congressos científicos e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase: mineração de dados, análise cienciométrica, algoritmos para o ensino básico, automação eletrônica, banco de dados, gênero e evasão escolar. Pai da Bianca e da Mariana.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3670394035811712

 


 

Nome: André Luiz Nascente Ferreira (Licença Particular)

E-mail: andre.nascente@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Possui graduação de Tecnologia em Processamento de Dados - Faculdades Objetivo. Licenciado em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC - Goiás. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres e Analista de Sistemas da Saneamento de Goiás S/A. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Sistemas para Internet. Atua na docência do ensino Básico, Técnico e Tecnológico, desde 2002.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2542944460504966

 


Nome: Flávia Oliveira Abrão

E-mail: flavia.abrao@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Professora efetiva do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) desde o ano de 2014. Possui graduação em Zootecnia e mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009/2012). Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada a Produção Animal. Atua principalmente nos seguintes temas: aditivos, microbiologia ruminal, nutrição animal, parasitologia, estatística e experimentação agrícola. É doutora em Zootecnia (Nutrição Animal) pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi vice coordenadora do curso de Zootecnia do IF Goiano, Campus Ceres por 2 anos (2015/2016), e Coordenadora deste curso por outros 2 anos (2017-2019). Atua como editora de Estatística do periódico JAPHAC e é parecerista adhoc de revistas na área da Zootecnia (nutrição/produção animal). Além disso, possui diversas premiações (destaque inovação, menção honrosa, melhor trabalho científico) em eventos relevantes na área de atuação. Possui orientados de TC, iniciação científica, monitoria e extensão vinculados aos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia, além de orientados e co-orientados de Mestrado na área de Zootecnia. Foi bolsista de produtividade do IF Goiano (PAPPE) em 2016 e 2017, coordenadora do programa de pós-graduação em Produção e utilização de alimentos para animais de interesse zootécnico (PPG-PUAAIZ) e Coordenadora de Iniciação Científica e Tecnológica do Campus Ceres (PIBIC, PIVIC, PIBITI, PIVITI). Foi diretora de relações institucionais da Associação Brasileira de zootecnistas (ABZ) e gerente de pós graduação, pesquisa e inovação do Campus Ceres do IF Goiano.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895172381398793

  


 

Nome: Jaqueline Alves Ribeiro

E-mail: jaqueline.ribeiro@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação, Informática para Internet

Resumo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (2002), Mestrado em Ciências na Faculdade de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação na Universidade de Brasília (2016). Docente e pesquisadora do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, na área de Informática, atuando no ensino básico, técnico e tecnológico e grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas em Tecnologia da Informação - NEPeTI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Informática Médica e Tecnologias Assistivas com ênfase em Engenharia Biomédica. Entusiasta por tecnologia, inovação e internet das coisas. Atuou na gestão em conselhos, comitês, comissões, colegiados e já desempenhou as funções no Campus Ceres de: CPPD, CCDP, PIQ, coordenação do Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação (4 anos), Reconhecimento do curso. Atualmente, executa projetos de pesquisa, projeto de extensão e projeto de ensino e a coordenação dos cursos técnicos em Informática, além de orientações de Trabalho de curso e na especialização. Pesquisadora do Laboratório de Engenharia e Biomaterial (BioEngLab), na Universidade de Brasília, UnBGama. Founder da Comunidade MulheresGo, Líder da comunidade StartupGO. Líder da Comunidade Inovativa 2023. Atua como mentora e palestrante em eventos tais como, Startup Weekend, Nasa, Sebrae, Startup, Campus Party, Latinoware e Mentora Voluntária do estado de Goiás (SEDI).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9232767272908945

 


 

Nome: Jonatas Teixeira Machado

E-mail: jonatas.machado@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Doutor em Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) em São Paulo - SP. Especialista em Informática Educativa pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão - (IBPEX) da Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Graduado em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em Belém - PA. Docente do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), campus Ceres, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Sou pesquisador de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9683450015344727

  


 

Nome: Lívia Mancine Coelho de Campos (Licença Capacitação)

E-mail: livia.mancine@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Rio Verde-GO. Especialização em Administração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atuando profissionalmente como professora efetiva da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres, nos cursos de computação. Tem experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Requisitos, Mineração de Dados, Aprendizado de Máquina e Lógica Matemática. Atualmente, encontra-se matriculada no programa de doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, com foco de pesquisa em Engenharia de Requisitos e Aprendizado de Máquina.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9683450015344727

 


 

Nome: Lucas José de Faria

E-mail: lucas.faria@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação, Informática para Internet

Resumo: Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ceres (2009) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3766134688368012

 


 

Nome: Marcos de Moraes Sousa

E-mail: marcos.moraes@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Realização de pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Berna, no Kompetenzzentrum für Public Management (KPM). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2015). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2008). Possui graduação em Administração pela FACER (2003). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público, CEPASP da FACE/UFG. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, NEABI, do Instituto Federal Goiano. Tem interesse nas seguintes áreas: Administração da Justiça, Administração Pública, Permanência e Evasão de alunos, e, Inovação no Setor Público.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2038056571074237

  


 

Nome: Rafael Divino Ferreira Feitosa 

E-mail: rafael.feitosa@ifgoiano.edu.br

Cursos: Sistemas de Informação, Informática para Internet

Resumo: Doutor (2020) e Mestre (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web pela UniAnhanguera (2010) e em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021) e graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é professor do Departamento de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Inteligentes e Aplicações, atuando principalmente no desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial e sistemas para Web utilizando tecnologias como PHP, Ajax e MySQL e software livre.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4739463636062171

 


 

Nome: Ramayane Bonacin Braga (Licença Capacitação)

E-mail: ramayane.santos@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de Informação, Informática para Internet

Resumo: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Especialista com MBA em Governança de TI e bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é professora efetiva do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano, coordena o projeto Meninas Digitais no Cerrado vinculado ao NEPeTI (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação) desde 2016, trabalhando principalmente com o empoderamento feminino de meninas na computação. Mãe da Bianca e da Mariana, apaixonada pela Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1546759042373798

 


 

Nome: Rangel Rigo

E-mail: rangel.rigo@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (2001), especialização em Ciência da Computação também pela Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em redes de computadores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1139390922530074

 


Nome: Roitier Campos Gonçalves

E-mail: roitier.goncalves@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de InformaçãoInformática para Internet

Resumo: Mestre Gestão Organizacional na Linha de Pesquisa "Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia" da Universidade Federal de Goiás, Especialista em Docência do Ensino Superior formado pela Universidade Cândido Mendes em Julho de 2014, é Analista de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás em 2010. Professor de Informática/Redes de Computadores no IF Goiano - Campus Ceres. Foi Coordenador dos Cursos Técnicos em Informática entre 2013 e 2017 e Professor de Informática/Redes de Computadores, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu. Atuou como Professor Substituto no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres e Professor Temporário na Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Atuou também como Gerente da empresa Melo Telecomunicações LTDA, Filial Ceres, empresa de Provimento de Internet Via Rádio e Fibra Óptica. Foi Técnico de Tecnologia de Informação na Universidade Estadual de Goiás em Ceres. Tem experiência em Telecomunicações e Rede de Computadores oriundas de prestação de serviço a empresas (ETE e TELEMONT) prestadoras de serviço da Brasil Telecom/OI, entre 2002 e 2009.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4032967565186389

 


Nome: Ronneesley Moura Teles

E-mail: roni.teles@ifgoiano.edu.br 

Cursos: Sistemas de Informação

Resumo: Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Salgado de Oliveira (2009), Administração pela Universidade Paulista (2015), Agronomia pelo Instituto Federal Goiano Campus Ceres (2016), Especialização em Tecnologia da Informação e Negócios Eletrônicos pela Universidade Salgado de Oliveira (2011), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento Web e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Evolutiva, Aprendizado de Máquinas e Processamento Digital de Imagens. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano Campus Ceres nos cursos de Informática nas disciplinas de desenvolvimento de software.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5291472167140786

 


  

OUTROS DOCENTES QUE JÁ CONTRIBUÍRAM POR AQUI AO LONGO DO TEMPO

 

Fim do conteúdo da página