Conheça o Campus Ceres

O Campus Ceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) tem origem com a inauguração da Escola Agrotécnica Federal de Ceres (EAFCe), no dia 30 de janeiro de 1994. A primeira turma, referente ao curso técnico em Agropecuária, foi composta por 160 alunos, iniciando suas aulas no ano de 1995. Por conseguinte, a partir de 1998, expandiu sua oferta de cursos e modalidades, a exemplo de Agroindústria, Agricultura, Meio Ambiente e Zootecnia, atendendo a demanda por capacitação regional.

Após já grande consolidação e sinônimo de referência na região, a EAFCe passou por um processo de reformulação e foi transformada em um campus dos Institutos Federais (IFs), mais especificamente, do Instituto Federal Goiano. Por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, ocorreu a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tornou as Escolas Técnicas, Agrotécnicas e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Com isso, o Campus Ceres do IF Goiano integra a Rede Federal e junto de demais campi da Instituição, atuam na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, ampliando áreas de atuação nos cursos técnicos, além de prover expansão de sua infraestrutura e influência. Em 2010, inicia-se o curso de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e após seis anos, como resposta aos anseios da comunidade, ingressa na unidade a primeira turma do Bacharelado em Sistemas de Informação (2016), indicando a verticalização de ensino como uma das missões de todo o IF Goiano. Em 2020, o Campus Ceres completou 25 anos de história, sempre pautada pela transformação de vidas por meio do ensino público, gratuito e de qualidade.

Visão aérea do Campus Ceres em 2018. Créditos: Henrique Oliveira

Curiosidade – Você sabia que o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) são duas instituições totalmente diferentes? Sim!

Na criação dos Institutos Federais, o Estado de Goiás ficou com dois Institutos: IF Goiano e IF Goiás. Trata-se de instituições da mesma rede (Rede Federal), ambas criadas por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, porém com campi em cidades distintas, diferentes cursos e áreas de atuação. Por isso, ao se referir ao Campus Ceres do IF Goiano, é totalmente equivocado utilizar "IFG - Campus Ceres", visto que assim, você estará referenciando-se à outra instituição e não ao Instituto Federal Goiano. Lembre-se sempre de prezar pela informação correta e ao falar de nosso campus, utilize a sigla IF Goiano. Para nós da computação, não se esqueça: ifgoiano != ifg

Campus Ceres: Site e também nas redes sociais FacebookInstagram e YouTube

IF Goiano (Reitoria): Site e também nas redes sociais FacebookInstagram e YouTube