Realizada 3ª edição do Ada Lovelace Day

• Publicado: Domingo, 20 de Outubro de 2019, 15h22
  • Última atualização em Domingo, 01 de Novembro de 2020, 22h45

No dia 18 de outubro de 2018, foi promovido o III Ada Lovelace Day (ADL). O ADL é um evento de âmbito internacional, realizado comumente na segunda terça-feira do mês de outubro, para celebrar e incentivar meninas e mulheres em STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fazendo referência a uma das pioneiras na computação, Augusta Ada Byron, condessa de Lovelace, a primeira programadora do mundo. Em conjunto, o evento passou a integrar também a comemoração ao Dia da/o Profissional de Informática (19 de outubro), com ênfase aos alunos dos cursos técnicos em Informática e Informática para Internet do Campus Ceres do IF Goiano e foi realizado pelo projeto Meninas Digitais no Cerrado, com apoio da coordenação dos cursos de Informática.

A programação ocorreu em todos os turnos (matutino, vespertino e noturno), e buscou tratar de elementos técnicos inerentes aos cursos de informática e também, discussões quanto a gênero e a presença de mulheres em TI, sempre em voga pelo projeto. O diferencial foi trazer apenas palestrantes mulheres, que segundo os organizadores, foi uma forma de ressaltar exemplos femininos de êxito na área, promovendo o contato das estudantes com profissionais em atuação. A exemplo disso, a palestra principal da manhã foi proferida por Priscila da Silva Neves Lima, técnica-administrativa em Educação na UFG e mestre em Ciência da Computação, falando sobre "Mineração de Dados no âmbito educacional", além de uma palestra sobre o Outubro Rosa, com o grupo Amigas do Peito.

O período da tarde foi reservado apenas para minicursos. Ao todo, foram realizados 7 atividades concomitantes, sendo:

• “Um romance com dados: os primeiros passos para entender sobre aprendizado de máquina”, com Lívia Mancine Coelho de Campos.
  • “Escrita literária feminina: luta, resistência e denúncia social”, com Solange Corsi, Maria Dolores Martins, Maria Eduarda Arriel e Angélica Coelho.
  • “Introdução a Astrologia: planetas pessoais e personalidade”, com Natália do Carmo Louzada.
  • “Quatro horas e um app: primeiros passos no desenvolvimento Android”, com Ana Luiza Gomes de Souza e Lara Caroline Damaceno Faria.
  • “Robótica e eletrônica com papel”, com Christiane Borges Santos.
  • “Planeje melhor seu Pitch: aprenda de maneira objetiva na prática”, com Jaqueline Alves Ribeiro.
  • “Gestão do tempo aplicada aos estudos: otimizar as horas para alcançar melhores resultados”, com Clariany Soares Cardoso.

Já no período noturno, para o encerramento, foi proposta a mesa “Questões de gênero na sala de aula: violência simbólica e verbal em diferentes áreas de conhecimento”. Em um momento de integração, foi composta por representantes de cursos de licenciaturas, bacharelados, além da área de Informática (como também o Bacharelado em Sistemas de Informação), além da visão de docentes para o tema. Participaram Daizy de Souza Oliveira, Láila Cristina Pereira, Rhanya Rafaella Rodrigues, Taynara Alves de Moraes, a qual foi mediada pela docente Natália do Carmo Louzada. Após as falas das presentes, um debate caloroso entre o público e as representantes da mesa foi estabelecido, encerrando com chave de ouro o III ADL. Que venha 2020!

Foto oficial de encerramento do III Ada Lovelace Day. Créditos: Wesley Morais.