Vem aí a XXII Olimpíada Brasileira de Informática

• Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 22h39
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 23h42

No ano de 2020, tradicionalmente ocorrerá mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Pela 22ª vez, estudantes de todo o país poderão testar suas habilidades computacionais e vir a despertar seu interesse pela área, com uma dose saudável de competição nos moldes de demais olimpíadas científicas já realizadas no país, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), dentre outras.

A OBI possui duas modalidades: Iniciação (alunos matriculados em escolas do Ensino Fundamental, com provas realizadas com papel e lápis) e Programação (alunos matriculados em escolas do Ensino Fundamental, Médio ou primeiro ano de curso de graduação, fazendo uso de computadores). As datas das provas da Fase 1 (Local) já estão marcadas e serão realizadas nos dias 15 ou 16 de junho (Programação), e 22 ou 23 de junho (Iniciação). Dado o atual cenário de exceção devido a pandemia da COVID-19, a primeira etapa poderá ser realizada de modo online, pelo ambiente de provas desenvolvido para a OBI, em prol de permitir a participação do maior quantitativo de escolas e competidores.

No Campus Ceres do IF Goiano, os estudantes seguem participando de um curso preparatório em linguagem de programação Python e olimpíadas de informática. Desde o dia 05 de março, os discentes seguem acompanhando os encontros, que passaram por necessidade de adaptação de modo virtual, por meio do apoio das plataformas Moodle e Google Meet. A ação é executada na instituição desde o ano de 2015, posteriormente a chamada CNPq-SETEC/MEC nº 17/2014, sendo coordenada pelo professor Adriano Honorato Braga, compondo projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Registro do encontro semanal dos estudantes participantes do treinamento para a OBI. Créditos: Adriano Braga

>>> Para mais informações, confira o site da competição

Material de apresentação da OBI desenvolvido para divulgação nas escolas públicas da região

Canal do YouTube do NEPeTI com a disponibilização das aulas gravadas