De casa, estudantes do Campus Ceres participam da XXII OBI

• Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 00h21
  • Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 13h17

Inegavelmente, a atual situação de isolamento social devido a pandemia da COVID-19, vem transformando o formato de eventos e atividades. De maneira similar, com a XXII edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) não poderia ser diferente. Pela primeira vez, a competição organizada pela Universidade de Campinas (UNICAMP), realiza a Fase Local de modo totalmente online, para que mesmo "de casa" os discentes possam participar da prova, que envolve criatividade, desafios, solução de problemas e nesta modalidade, programação de computadores.

As provas da Modalidade Programação puderam ser realizadas entre os dias 15 e 16 de junho, com participação dos estudantes definida pelo coordenador local. No Campus Ceres, o professor Adriano Braga é o responsável pela organização desta olimpíada científica, a qual foi realizada na última segunda-feira (15/06), no período vespertino. Ao todo, 30 discentes realizaram a prova, divididos em Programação Nível 1 (estudantes da 1ª série do ensino médio) e Nível 2 (2ª e 3ª séries do ensino médio). Para os organizadores, o número foi motivo de comemoração, visto a situação de exceção acometida mundialmente, e que impossibilitou contato mais direto com os/as participantes, mas que desde o mês de março realizam um treinamento preparatório em Python (que também virou remoto), com vistas na participação da OBI 2020.

Para dar início, os estudantes entraram em uma chamada de vídeo, na qual foram repassados detalhes técnicos quanto ao uso do ambiente de provas da OBI. E para dar aquela animada antes da competição, teve até música, garantindo animação e um bom início de prova a todos as/os competidoras/es. Parabéns aos discentes do Campus Ceres, que venha a Fase Estadual!

Música para acalmar e interagir com os competidores, minutos antes da realização da prova na Fase 1. Créditos: Thalia Santana.