Estudantes e docentes abrilhantam a 11ª edição do Computer on the Beach

• Publicado: Segunda, 07 de Setembro de 2020, 22h02
  • Última atualização em Domingo, 07 de Maio de 2023, 20h48

Mesmo em momentos de distanciamento social, o Campus Ceres do IF Goiano por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI) vem demonstrando o potencial e a relevância de suas pesquisas, inclusive a nível nacional. No mês de setembro, trabalhos aceitos no XI Computer on the Beach foram apresentados no evento, o qual foi realizado online entre os dias 02 a 04/09. Dessa vez, não foi possível ir até Balneário Camboriú-SC (local onde a edição aconteceria em 2020), mas os lares de professores e estudantes de ensino médio e superior foram o cenário de troca de conhecimento e muito aprendizado em tempos de eventos virtuais.

Um dos destaques é que discentes do Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, com base nos resultados obtidos no ano passado com a XX Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres, realizaram a escrita de seu primeiro artigo científico. No ato, os acadêmicos ainda estavam na 1ª série do ensino médio e agora, já na 2ª série, apresentaram o trabalho em um evento nacional consagrado com índice Qualis B3. Segundo a comissão organizadora, para a trilha principal somente 41% dos estudos foram aceitos, e já nos trabalhos técnicos, o número ficou abaixo de 25%, o que mais uma vez confirma a qualidade dos trabalhos submetidos e aprovados do Campus Ceres. Conheça as publicações apresentadas no evento:

Concurso de Trabalhos Técnicos - Pesquisa (CTT P1)
Desenvolvimento de um protótipo automatizado de detecção e focalização de raios solares com hardware livre
Orlando Soares de Santana Filho, Carlos Henrique Mota Martins, Thiago Henrique Felix C. Ribeiro Conceição, Alex Vinicius dos Reis Freitas Silva, Adriano Honorato Braga, Ramayane Bonacin Braga

Sessões Técnicas - Trilha Principal (ST 15)
Permanência e êxito em cursos de computação: uma análise quantitativa em nível técnico e superior
Thalia Santos de Santana, Alexandre Ferreira Lopes, Adriano Honorato Braga, Ramayane Bonacin Braga

Apresentações orais dos discentes no XI Computer on the Beach. Créditos: Ramayane Braga e Thalia Santana.

Ademais, além das apresentações de trabalhos, o docente e coordenador do NEPeTI, Adriano Braga, foi também parte da organização do Computer on the Beach. Juntamente do professor Leonardo Rauta (Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar) atuou na Coordenação do Comitê de Programa no Concurso de Trabalhos Técnicos, demonstrando mais uma vez a grande parceria entre os Institutos Federais.

Adriano Braga (juntamente de demais participantes da comissão organizadora), durante a cerimônia de premiação dos trabalhos, na noite de encerramento. Créditos: Thalia Santana

Confira os anais do evento já disponíveis
Assista o trabalho apresentado na ST 15 disponível no YouTube