NEPeTI marca presença no 40º CSBC

• Publicado: Domingo, 22 de Novembro de 2020, 22h48
  • Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 02h57

Durante os dias 16 a 20 de novembro, foi realizada a 40ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o tradicional CSBC. Programado para ser realizado na cidade de Cuiabá, e organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), neste ano o tema central do evento tratou-se de "Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0", buscando tecer discussões acerca de uma sociedade em que seres humanos e máquinas interagem cada vez mais, com seus papéis entrelaçados. O evento que se remodelou para ser executado online dentro um ambiente virtual personalizado, representa uma das conferências de maior renome no Brasil, em prol de uma troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional.

No presente ano, o NEPeTI elevou o nome do Campus Ceres do IF Goiano com diversas participações no CSBC. O congresso abarca grandes simpósios e workshops como eventos base e satélites que comporam os cinco dias de programação. No quesito de artigos científicos, foram apresentados:

Estudante do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Maria Alice Silva, durante a apresentação de artigo curto no WIT 2020. Créditos: Thalia Santana.

Ademais, a professora dos Cursos de Informática do Campus Ceres, Ramayane Braga, foi convidada pela organização do 14º WIT para expor as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Meninas Digitais no Cerrado, em tempos de distanciamento social. O Fórum Meninas Digitais 2020 teve como temática "Ações de Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais durante a Pandemia", com representação do Campus Ceres, além de projetos da Bahia e Pará. Demonstrando mais uma vez o papel proeminente dos pesquisadores ligados ao NEPeTI, neste ano também a docente passou a integrar o Comitê Gestor nacional do Programa Meninas Digitais, chancelado pela SBC.

Confira a gravação do Fórum Meninas Digitais, transmitido pelo Canal da SBC