Últimos dias de inscrições para cursos técnicos

• Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 22h32
  • Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 23h53

Terminam dia 28 de janeiro (PRORROGADAS até 04 de fevereiro) as inscrições para os cursos técnicos do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O Processo Seletivo oferta 238 vagas, divididas entre cursos integrados ao Ensino Médio (Ensino Médio Técnico) e concomitantes. A inscrição tem taxa de R$ 10, que deve ser paga até 29 de janeiro, exclusivamente no Banco do Brasil.

Os cursos técnicos ofertados são divididos em duas modalidades:

• Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio - Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente: têm duração de 03 anos, em turno integral, e são ofertados para os estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental. Ao concluir o curso no IF Goiano, o estudante terá diploma único em que constará o Ensino Médio e a formação técnica escolhida.
  • Cursos técnicos concomitantes - Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática: têm duração de 01 a 02 anos, em período matutino ou noturno, conforme o curso, e são ofertados para estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou irão cursar, em outra instituição, o 3º ano do Ensino Médio enquanto fazem o curso técnico.

A fim de seguir os protocolos de segurança por ocasião da pandemia de Covid-19, a seleção será realizada inteiramente por meio de análise do histórico escolar, que usará as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia, do 6º, 7º e 8º anos. Durante a inscrição o candidato deverá anexar uma fotografia de seu histórico, em que constem as notas dessas disciplinas, e também de seus documentos de identidade e CPF.

Reserva de vagas –
 Todos os cursos possuem vagas reservadas para quem estudou todo o Ensino Fundamental em escola pública (não inclui escolas conveniadas, paroquiais, entre outras). Nestes casos, o estudante poderá optar por uma das nove opções de reserva de vagas (cotas), conforme o quadro a seguir:

DESCRIÇÃO

A QUEM SE DESTINA

RI - Renda inferior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa).

RI-PCD - Renda inferior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), com deficiência.

RI-PPI - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RI-PPI-PCD - Renda inferior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita (por pessoa), autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

RS - Renda superior

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda.

RS-PCD - Renda superior, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, com deficiência.

RS-PPI - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

RS-PPI-PCD - Renda superior, autodeclarado preto, pardo ou indígena, pessoa com deficiência

Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita (por pessoa) ou que não queiram comprovar renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência.

ARQ - Assentados e Remanescentes quilombolas

Candidatos egressos de escola pública, oriundos de assentamentos da Reforma Agrária ou Remanescentes quilombolas.

Veja o passo a passo para inscrição:

Em caso de dúvida, o candidato deverá enviar um e-mail para a Comissão do Processo Seletivo, pelo endereço selecao.ce@ifgoiano.edu.br ou pelo número de WhatsApp institucional +55 62 3307 7100.

Fonte: Ascom Campus Ceres