Realizada Exposição Digital de Pôsteres Científicos

• Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 11h40
  • Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 00h52

Dentre os últimos dias 11 a 15 de março de 2021, os estudantes da 2ª série do Curso de Informática para Internet do Campus Ceres do IF Goiano vivenciaram um novo formato de exposição: virtual. A ação trata-se da "Exposição Digital de Pôsteres Científicos do Curso de Informática para Internet", que visou apresentar em uma exposição para a comunidade as pesquisas desenvolvidas pelos discentes da Instituição, incentivando a ciência e a pesquisa científica.

Visando compreender como a teoria e prática se complementam, e de que forma o conhecimento científico que nos rodeia é concebido, foi estruturado um Trabalho Integrado entre duas disciplinas presentes no Projeto Pedagógico de Curso do Técnico em Informática para Internet (Redes de Computadores e Metodologia Científica). Ambas são ministradas na 2ª série. O resultado de tudo isso pôde ser conferido nesta Exposição Digital, planejada para que mais pessoas, principalmente o público externo, pudessem conhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na Instituição, incluso em tempos de pandemia e ensino remoto.

Deste modo, os estudantes tiveram a oportunidade de atuarem como pesquisadores, levantando hipóteses, descobrindo informações, coletando dados e provendo conhecimento útil para a sociedade, sobre aquilo que os desperta curiosidade. Todos os trabalhos envolveram conceitos e interligações com Redes de Computadores (dentro da área de Computação), integrando-se aos conteúdos aprendidos também na disciplina de Metodologia Científica, e foram desenvolvidos sob orientação da professora dos cursos de Informática, Thalia Santana.

Além disso, a exposição contou com a votação dos melhores trabalhos pelos internautas, que contou com 230 votos válidos entre os cinco dias de exposição. A divulgação foi realizada em uma cerimônia de premiação no dia 15/03, com a presença dos estudantes virtualmente, sendo:

• Turma A: A FALTA DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE REDES DE COMPUTADORES POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS FAMILIARES NA QUESTÃO DO MONITORAMENTO (Eloysa Miranda Felix, com 31% dos votos válidos)
  • Turma B: ENVOLVIMENTO NA ÁREA DE REDES DE COMPUTADORES NO CONTEXTO DE JOGOS ELETRÔNICOS (Carlos Henrique Mota Martins e Orlando Soares de Santana Filho, com 44,8% dos votos válidos)

Estudantes e professoras Thalia e Ramayane (que conduziram o evento), na cerimônia de premiação da Exposição Digital. Créditos: Orlando Santana.

Acesse o site da exposição digital ainda disponível