Projeto de informática é melhor trabalho no Computer on the Beach

• Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 23h26
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 01h16

Durante a última semana, entre os dias 07 a 09 de abril de 2021, foi realizada a 12ª edição do evento de alcance nacional em computação "Computer on the Beach". Promovido pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e a EMCT – Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, trata-se de um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área para discutir tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas vertentes.

Quando do formato presencial, seria possível aproveitar das belezas marítimas do sul do país na região Floripana, misturando atividades científicas com atividades de lazer, ao ar livre. Devido a situação da pandemia do COVID-19, o evento vem mantendo sua tradição anual, mas agora nos moldes virtuais. Nesta edição, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI) por intermédio do projeto Meninas Digitais no Cerrado, manteve a participação do Campus Ceres do IF Goiano, parceria esta desde o ano de 2016.

O artigo aprovado foi "Promoção da equidade de gênero por meio de ações extensionistas das Meninas Digitais no Cerrado em tempos de pandemia", de autoria de Maria Isabela Nunes, Sara Farias, Adriano Braga, Thalia Santana, Ramayane Braga e Natália Louzada. Submetido na Trilha de Extensão, o mesmo compõe a 9ª edição do Concurso de Trabalhos Técnicos (CTT), que visa premiar trabalhos desenvolvidos por alunas(os) matriculados no ano de 2020 em cursos técnicos da área da tecnologia da informação. Neste ano, a taxa de aceitação dos estudos foi de 44% para o CTT. A apresentação foi realizada na tarde do dia 09 de abril, para ouvintes de diversas regiões brasileiras.

Equipe executora do projeto, durante a primeira apresentação oral das estudantes de um artigo em evento nacional. Créditos: Thalia Santana.

Para Sara Farias, estudante agora da 2ª Série do Curso Técnico em Informática para Internet (que no momento da submissão e execução do projeto ainda estava na 1ª Série), "Participar do COTB foi de imensa contribuição para a minha vida acadêmica. Tive contato com inúmeros trabalhos de diversos campi do país. Foi uma experiência jamais vivida, amei muito participar!". Além dela, a discente Maria Isabela Nunes, da 3ª Série do mesmo curso, integra a parceria da escrita deste trabalho e também a execução das ações como integrantes da equipe do projeto Meninas Digitais no Cerrado. E elas nem poderiam imaginar: durante a cerimônia de encerramento e premiação foram agraciadas com o título de Melhor Trabalho da Trilha de Extensão do CTT 2021.

Meninas Digitais no Cerrado leva prêmio de melhor trabalho no CTT do Computer on the Beach. Créditos: Adriano Braga.

Ademais, outra participação de destaque se refere ao Painel Meninas Digitais, espaço consolidado de trocas de experiências sobre o Programa dentro do evento. Com o tema "Ações e Inovações no Ensino de Computação", o coordenador do NEPeTI e também das Meninas Digitais no Cerrado, Adriano Honorato Braga, foi convidado para compor a mesa de debate, com pesquisadoras atuantes no ensino de computação de Santa Catarina e Paraná, situando assim Goiás no mapa de ações. A atividade foi transmitida no YouTube na noite do dia 08 de abril.

Parabéns às estudantes e professores, e que venha o 13º Computer on the Beach 2022 (quem sabe, presencialmente).