Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Realizada Colação de Grau da 2ª Turma de Sistemas de Informação

  • Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 01h22
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 21h05
  • Acessos: 0

No último dia 14 de maio de 2021, foi realizada a Cerimônia Oficial de Colação de Grau 2020/2 dos cursos superiores do Campus Ceres do IF Goiano. Adequando-se a nova realidade, o evento ocorreu virtualmente e foi transmitido pelo canal do YouTube da Instituição. No ato, oito novos bacharéis e bacharelas em Sistemas de Informação receberam sua habilitação oficial como profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho.

A 2ª Turma do curso mais novo do Campus Ceres foi anunciada como a turma "Jaqueline Alves Ribeiro", docente da área de Informática e que atuou como coordenadora do curso desde o ingresso dos acadêmicos, deixando o cargo no final de 2019. Além disso, foram homenageados os professores Ronneesley Moura Teles e Rangel Rigo, respectivamente, como patrono e paraninfo dos concluintes – e também atual coordenador do curso.

Mesmo "de casa", a noite foi marcada por muita emoção e sentimentos de gratidão. Recobrando memórias, a estudante Andressa Viana Soares representou os estudantes de Sistemas de Informação, ao proferir um belo discurso como oradora da turma, falando de amizades, experiências e os caminhos até o curso, inclusive nesse momento de distanciamento social. Frente a ética profissional e o respeito à profissão, a discente Ianka Talita Bastos de Assis realizou o juramento em nome dos formandos.

 

Discente Andressa Soares, proferindo o discurso de Sistemas de Informação. Créditos: Adriano Braga

 

Não obstante, o paraninfo dos estudantes, professor Rangel Rigo, elevou as emoções de cada um dos internautas ao falar dos termos "tempo" e "formatura", colaborando para fechar a noite de uma forma muito marcante para os estudantes, a qual ficará para sempre na memória (e agora, com direito à gravação e acesso no YouTube). Confira na íntegra o discurso do paraninfo da II Turma de Sistemas de Informação:

"Certa vez, uma pessoa notável, extraordinária chamada Albert Einstein, em sua 'Teoria da Relatividade' afirmou que o tempo é relativo. De forma bem resumida, quando estamos fazendo algo que nos é agradável, podemos passar horas envolvidos nesta atividade que a sensação é de que se passaram apenas alguns minutos. Da mesma forma, quando estamos numa situação desconfortável, alguns minutos se parecem séculos.

Lembrei-me então da época em que iria me formar e olha que não foi há tanto tempo assim, foi logo ali em 2001. Quando estava cursando os dois últimos períodos, não via a hora de concluir o curso pois as disciplinas estavam muito maçantes, cansativas, eu andava estressado. Parecia que cada semestre tinha a duração de uns 15 meses, tamanha era a vontade de finalizá-los logo e finalmente me tornar um Bacharel em Ciência da Computação. Eis que finalmente chega a formatura e as comemorações foram tão boas que pareceram durar apenas alguns minutos. Em seguida veio o início da carreira profissional e 'de vez em sempre', vinham à mente as lembranças da época da faculdade. Memórias do sofrimento em aprender conteúdos complexos, mas com muito mais intensidade, as memórias dos bons amigos que fiz, dos trabalhos realizados em grupo, seminários, conversas, risadas… Ficou aquela sensação de enquanto estava cursando, queria terminar logo. E quando terminou… ficou a saudade daquele tempo… Eita tempinho bom que não volta mais…

Da mesma forma, fico pensando se com vocês será parecido: vencer as disciplinas difíceis do curso de Sistemas de Informação: Estruturas de Dados, Banco de Dados, Programação Estruturada, Web, para dispositivos móveis, Pesquisa Operacional, Simulação de Sistemas…. Isso sem contar o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Curso… e os professores, pareciam que seguiam a máxima 'pra que facilitar se pode complicar, né'… ufa, quanta coisa que dá a sensação do tempo da graduação parecer um século.

E se já não bastasse a dificuldade normal em se realizar o curso, em 2020 surge uma tal 'pandemia' que parece durar milênios mesmo tendo 'apenas' pouco mais de um ano de existência. Por causa dela, tivemos que mudar a forma de executar nossas ações, as aulas se tornaram à distância, estágios não foram mais executados de forma presencial, as conversas com o orientador e consequente 'defesa de TC' foram todas realizadas por um tal de 'Google Meet' que provavelmente vocês ainda nem conheciam…

Entretanto, mesmo em frente a tantos desafios, vocês venceram e hoje estão aqui para receber a tão merecida outorga de Bacharéis em Sistemas de Informação. Desejo que para este ciclo que se fecha hoje, fiquem as boas lembranças, os aprendizados, as amizades e tudo de bom que nós, servidores ligados ao curso, tentamos proporcionar a vocês. Que seja um tempo de boas recordações! E para este novo tempo, agora de profissional formado, diplomado em Sistemas de Informação, desejo muito sucesso, muitas conquistas, que seja gratificante e que vocês possam ser muito felizes na profissão que escolheram. Reitero que, este padrinho que vos fala, estará à disposição, sempre que precisarem! Um forte abraço e parabéns pela formatura! Muito obrigado!"

 

Parabéns aos mais novos bacharéis e bacharelas! 

Acompanhe a transmissão gravada da Colação 2020/2: https://youtu.be/DJSOh4c6kAY

 

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI)

registrado em:
Fim do conteúdo da página