III #ScratchDay do Campus Ceres

• Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 01h54
  • Última atualização em Quarta, 26 de Maio de 2021, 02h06

Na última sexta-feira, dia 21 de maio, o Campus Ceres por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI) retornou a realizar seu já tradicional evento, o Scratch Day. A ação integra calendário de ações nacionais e internacionais de estímulo a computação, por meio de uma ferramenta consolidada de ensino de programação em blocos: Scratch. Do inglês, "arranhar", seu principal ícone é um gatinho amarelo que mostra como a programação pode ser divertida e criativa.

A atividade ocorreu no período vespertino para os estudantes participantes do projeto "Libélulas", que no contexto do ensino trabalha com soluções de algoritmos & treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os discentes conheceram da ferramenta, do objetivo do evento e da 3ª edição que integra a semana "Scratch Week" com ações espalhadas mundialmente (ainda que de modo virtual), e claro, construíram seus primeiros games.

Visando demonstrar como criar um jogo no estilo "ping-pong", as estudantes Maria Isabela e Sara Farias, do curso de Informática para Internet, utilizaram do conceito de "bug" e da figura histórica Grace Hopper para motivar os estudantes e trabalhar com os blocos de código, os quais inclusive relembram a ideia de blocos de Lego ao serem encaixados. Ao final, os participantes puderam ver os resultados e interagir com os colegas, produzindo projetos lúdicos e criados por eles mesmos. Foi um feliz #ScratchDay!

Maria Isabela e equipe apresentando sobre a proposta do jogo. Créditos: Thalia Santana.

Acesse o estúdio de projetos do IF Goiano: https://scratch.mit.edu/users/ifgoiano/