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Aromaterapia

Este guia de aromaterapia representa um mergulho nas práticas ancestrais que envolvem os óleos, uma presença constante ao longo da história humana e que, atualmente, se integra de forma crescente em nossa vida cotidiana. Fruto do projeto de extensão “O Poder da Aromaterapia no Bem-Estar Cotidiano: Um Guia para a Sociedade”, realizado no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, este compêndio oferece um roteiro conciso sobre 12 óleos essenciais, facilmente acessíveis economicamente e incorporáveis às rotinas diárias.

O guia se estrutura em seções individuais para cada óleo essencial, onde são exploradas suas principais funcionalidades, aspectos químicos, métodos de obtenção, indicações de uso e curiosidades. Este formato facilita o acesso do leitor à informação desejada, proporcionando uma compreensão mais profunda do tema.

Este material, portanto, não apenas simplifica a prática com os óleos essenciais e seus princípios ativos, mas também incorpora informações relevantes para o bem-estar cotidiano, tornando-se um guia essencial para aqueles que buscam explorar os benefícios da aromaterapia.

Consultá-lo poderá ser bastante útil para sua saúde, no entanto este material não substitui de forma alguma a consulta com um profissional da área de saúde. Aproveite as informações aqui apresentadas com bom senso!

Agradecemos a sua leitura.


Livro de poesias infantis de Usleína Mota.

Usleína de Oliveira Mota é uma escritora apaixonada pela literatura infantil, cuja fervorosa paixão a inspirou a criar poemas divertidos e educativos, perfeitos para inspirar jovens mentes.

Este livro apresenta dois encantadores volumes de poemas escritos pela talentosa autora Usleína. Tratam-se de obras que celebram a imaginação e a criatividade, destinadas a encantar crianças de todas as idades.

“Bichos, Bichinhos e Cia” leva os leitores a uma jornada encantadora pelo reino animal por meio de versos irresistíveis e “Coisas, Coisinhas e Cia” convida a explorar o universo das coisas cotidianas de uma maneira extraordinária, despertando a curiosidade das crianças.

Esses livros não são apenas histórias; são portais para a imaginação, oportunidades de aprendizado e momentos mágicos para compartilhar com as crianças. Usleína de Oliveira Mota nos presenteia com poemas que tocam profundamente o coração e inspiram a criatividade.


Algodão-do-Cerrado

O livro “Algodão-do-Cerrado” é o resultado de um projeto de extensão, desenvolvido pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres em parceria com as instituições de ensino: Costa e Silva, Imaculada Conceição, Letra Viva e Raimundo Ubaldino de Freitas, todas do Vale de São Patrício. O projeto consistiu na realização deum concurso para seleção de trabalhos, no formato de desenhos, cartas e/ou poesias, produzidos por estudantes com idades entre 4 e 12 anos, abordando a temática “Cerrado, o nosso bioma”. Os trabalhos selecionados foram reunidos em um e-book, com proposta de sensibilizar discentes, servidores e comunidade local sobre a importância de preservar o ambiente natural onde vivemos.

O bioma Cerrado é o segundo maior do Brasil e representa quase um quarto de todo o país. Nesse bioma, há cerca de 5% de toda a diversidade do planeta e cerca de 30% dos seres vivos identificados no Brasil. O Cerrado concentra nascentes que alimentam oito das12 grandes regiões hidrográficas brasileiras, além de abrigar três grandes aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia. Por isso, a preservação da vegetação do Cerrado é fundamental para a manutenção dos níveis de água em grande parte do país.

No entanto, o desmatamento no Cerrado tem aumentado a cada ano, entre agosto de 2020 e julho de 2021, houve um aumento de quase 8% nos índices de degradação do nosso bioma. Além disso, o Cerrado possui poucas áreas sob proteção integral, e a expansão da fronteira agropecuária tem se intensificado desde a década de 70.Por isso, é fundamental promover a consciência ambiental na comunidade local do Vale do São Patrício.

A preservação do bioma em que vivemos é uma questão crucial para garantir a sustentabilidade do planeta e, consequentemente, a qualidade de vida das futuras gerações. Nesse sentido, é essencial que as crianças, desde cedo, sejam conscientizadas sobre a importância da conservação ambiental e dos impactos que as ações humanas têm sobre o meio ambiente. Para promover essa conscientização, é fundamental que haja uma colaboração entre as instituições de ensino, as famílias da comunidade e as empresas locais. A educação ambiental deve ser abordada em todas as esferas da sociedade, desde o ambiente escolar até o ambiente de trabalho, a fim de criar uma cultura de preservação ambiental.


Memórias queer

Este livro é um relato de memórias queer a partir das vivências de estudantes do ensino médio do Campus Ceres do IF Goiano, apresentadas tanto em forma de desenhos quanto em forma de textos.

O projeto de extensão que deu origem a esse livro foi executado entre os anos de 2022 e 2023. Realizou-se um edital de seleção de desenhos, seguido de uma oficina para preparação dos textos. Os autores dos desenhos e textos são estudantes que se identificam como queer ou são simpatizantes desta causa e suas histórias são apresentadas de forma sincera e singela.

O objetivo desta obra é proporcionar uma representação mais completa e diversa das experiências queer. As histórias apresentadas abrangem desde a infância até a adolescência, explorando as dificuldades, as conquistas e os momentos de descoberta que fazem parte da jornada de uma pessoa queer.

“Memórias Queer” é uma obra que amplia a representação das vivências queer na literatura. Por meio dos desenhos e textos, os leitores são convidados a refletir sobre a diversidade humana e suas questões políticas.


GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS: UM GUIA EDUCATIVO

Esta cartilha foi elaborada por meio de um projeto de extensão do Campus Ceres do IF Goiano e tem como objetivo difundir informações acerca da guarda responsável de animais domésticos, em especial os de estimação, visando amenizar uma problemática que existe na sociedade desde sempre, mas que a cada ano piora: o abandono de animais domésticos.

As informações estão dispostas nesta cartilha, com temas relevantes para estimular a empatia e a reflexão sobre as questões relativas aos animais, com ênfase naqueles que vivem em situação de abandono.


Guia cadastro único: conhecendo a política de assistência social para grupos populacionais do Vale do São Patrício

O principal objetivo deste guia é orientar a comunidade do Vale do São Patrício acerca dos seus direitos sociais, contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, inclusive aquelas que pertencem a grupos populacionais tradicionais ou específicos, como famílias indígenas, quilombolas e agricultores familiares.


Todas as famílias, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total, devem realizar inscrição no Cadastro Único e os cadastros devem ser atualizados sempre que houver alteração de renda, endereço, mudança de escola, inclusão ou exclusão de membros na composição familiar e não havendo alteração atualizar a cada dois anos.


Os municípios são responsáveis por cadastrar as famílias que se enquadram nos quesitos socioeconômicos, para que possam receber os benefícios do Programa Bolsa Família e ter acesso a outros programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, pois visa atender um público específico, mas, o primeiro passo, é ter sempre o Cadastro Único atualizado.


Portanto, as famílias que se enquadram no perfil exigido devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do seu município, para realizarem, de forma gratuita, o cadastramento ou atualização cadastral no Cadastro Único, quando necessário.


Reminiscências poéticas, o olhar de Usleína Mota

A perspicácia de Usleína Mota não se associa ao empréstimo ou transferência de uma técnica específica, no entanto, inadvertidamente, imprime significância aos elementos constitutivos dessa mesma prática, ou seja, concilia matérias que se fizeram notabilizar por intermédio de poetas ocidentais, repercutindo em amplos cenários. Considerada uma obra pouco difundida, principalmente por contemporâneos, porém notabilizou-se pela contribuição aos estudos da lírica moderna. A poetisa potencializa uma concisão sem registros na poesia de seu idioma. Confere um novo entre lugar para figuras, como: metáfora e metonímia na explanação do poético, tornando notória a iminência de uma poesia que esteja em detrimento de uma arte intrínseca à realidade, não necessariamente a famigerada individualidade do ser que orbita nos versos, pois é posto como membro insolúvel dessa integridade realística. Nesse sentido, a coerência narrativa presente nos poemas solicita um sujeito lírico psicologicamente perturbado para que se construísse o elogio irônico, uma vez a eficácia equiparável do narrador circunspecto que edifica um enunciado moralizante, restringindo a jocosidade dos poemas. A poeticidade de Usleína Mota não possui perfil confessionário. Ademais, tematiza em sua lira distinções da prática campesina e sua contrapartida nas metrópoles, inserindo o papel feminino. Há um percurso transgressor em Frutos do Outono, paradigmas poéticos arregimentados pelo estilo literário antirromântico.


Trieiros

A interculturalidade, nesse contexto, nada mais é do que o estabelecimento de relações paralelas entre um modelo de produção de conhecimento e os saberes tradicionais de cada povo, quando, não raro, os saberes tradicionais entram como ilustração ou enriquecimento do modelo estabelecido. Tudo isso, discursivamente moldado para parecer que é democrático, porque “os diferentes, na verdade, não sabem fazer e temos de fazer por eles para que o resultado fique apresentável”. Equivale a dizer que o que os não autorizados fazem não é apresentável, pois não se conforma aos modelos vigentes. Por isso, é preciso melhorar para mostrar. Nesse contexto, surge o porquê desencadear a publicação de uma obra que revele as peculiaridades dos povos tradicionais e seus saberes, chega-se ao nome da folclorista e ativista ambiental Sinvaline Pinheiro.

Um dos objetivos primordiais da publicação, intitulada Trieiros: Obra Reunida – Sinvaline Pinheiro é a construção de um amplo e significativo projeto social de letramento literário, o qual visa, baseado no diálogo e em uma produção coletiva de saberes, formar leitores a partir de uma premissa intercultural da educação capazes de contribuir com os projetos de suas respectivas comunidades tradicionais. Tal objetivo aponta diretamente para a construção da autonomia. Na esfera educacional, o processo de construção da autonomia está vinculado ao processo de construção da autoria e ambos os processos só podem ocorrer coletivamente, com base no diálogo. Amparados nessas reflexões, preocupados em encontrar formas de promover a autonomia e a autoria dos leitores a partir dos textos prosaicos e versificados de Sinvaline Pinheiro, perpassados por Estudos Críticos e por Análises contundentes de seu “Fazer Literário”.


LGBTQIAP+: um guia educativo

Este Guia é fruto de um projeto de extensão do Campus Ceres do IF Goiano e tem como objetivo informar, devidamente, a nossa comunidade local e dar visibilidade às questões associadas à comunidade LGBTQIAP+. O Guia é dividido em cinco blocos: Conceitos, Preconceitos, Lutas Sociais, Intersecções e Cultura Arco-Íris.

Conceitos aborda, como o próprio nome já diz, noções e ideias básicas para o bom entendimento das especificidades da comunidade LGBTQIAP+. Preconceitos traz questões de LGBTQIAP+fobia intrínsecas à nossa sociedade. Lutas Sociais faz referência aos movimentos sociais, lutas de direitos e conquistas. Intersecções aborda a questão do gênero e da sexualidade conectadas a questões de classe, de raça, do movimento feminista e das pessoas com deficiência. E, por fim, Cultura Arco-Íris traz algumas informações sobre as datas importantes para a cultura LBTQIAP+, dicas de séries e filmes e reflexões sobre o movimento queer.

Os textos foram feitos por diferentes autores, dos seus diferentes lugares de fala, e apresenta, da ótica textual, diferentes gêneros, fazendo alusão à pluralidade e à diversidade humana.

Boa leitura a todas, todos e todes!


HQ Mulheres quilombolas do norte goiano

A Literatura Infantil e Juvenil é um meio de expressão artístico e intelectual riquíssimo. Ela proporciona a conexão entre a ludicidade e o conhecimento, constituindo-se como valiosa matéria-prima para projetos e debates sobre as culturas e as identidades africanas e afro-brasileiras, os valores universais e a formação cidadã̃, de acordo com a realidade escolar. O material que você̂ tem em mãos apresenta uma proposta de. A Literatura Infantil e Juvenil é um meio de expressão artístico e intelectual riquíssimo. Ela proporciona a conexão entre a ludicidade e o conhecimento, constituindo-se como valiosa matéria-prima para projetos e debates sobre as culturas e as identidades africanas e afro-brasileiras, os valores universais e a formação cidadã̃, de acordo com a realidade escolar. O material que você̂ tem em mãos apresenta uma proposta de trabalho a partir do gênero Histórias em Quadrinhos (HQ), visando conferir visibilidade aos Saberes Quilombolas da Região do Vale do São Patrício e Norte Goiano. Os textos, narrativas e ilustrações foram elaborados por discentes do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, pertencentes aos três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da instituição: Agropecuária, Informática para internet e Meio Ambiente, com base em nossas pesquisas bibliográficas que abordam diferentes aspectos culturais de diversos povos e comunidades Quilombolas, a saber: Domingas Gouveia Carvalho -Quilombo João Borges Vieira, Adelina Borges das Chagas – Quilombo Tomas Cardoso, Lucilene dos Santos Rosa – Quilombo Kalunga. A obra que você̂ vai conhecer apresenta não apenas aspectos religiosos ou mitológicos das culturas africanas e/ou afrobrasileiras. Mais do que isso, elas trazem modos de compreender e de se relacionar com o mundo, apresentando saberes elaborados e diversos. Historicamente, muitos dos
conhecimentos dos povos não europeus foram relegados somente ao aspecto religioso, especialmente por não se alinharem à ideia de ciência ocidental. Ou seja, na maioria dos casos os conhecimentos dessas comunidades acabaram sofrendo um apagamento, sendo em grande parte subalternizados. Hoje, é grande o esforço de recuperação e valorização desses saberes. Assim, por meio da literatura, a comunidade escolar terá́ contato com diferentes sociedades africanas, reconhecendo em seus cotidianos diversos aspectos culturais que são originários dos povos da África e de seus descendentes.


HQ Conto das Congadas

A HQ “Congo: Um Conto das Congadas” surge com o intento de suscitar debate étnicoracial a partir das manifestações folclóricas e alusivas a afrobrasilidade oriunda dos distritos de Cafelândia e Juscelância, respectivamente distritos do município de Goianésia-GO (Vale do São Patrício). Tal ação, culminou em parceria profícua entre os ilustradores goianos “Irmãos Credo”, bem como pela curadoria artística de “Maza”que oportunizaram um traço pictórico a partir de ampla pesquisa bibliográfica engendrada pelo Coletivo Carolina Maria de Jesus (FACEG). Por fim, saudar a Lei Emergencial Aldir Blanc e aos professores que contribuíram de modo significativo para a concretização deste material que seguramente terá fins didáticos e pedagógicos, a saber: Graça Bueno (UEG), Guilherme Talarico (UEG), Agnes Camisão (FACEG) e Rafael Alves (SEDUC/GO).