Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sistemas de Informação

 

 

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O profissional egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviços de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

Área de atuação:  Desenvolver e gerir soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio; determinar requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva; planejar, inovar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais; escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações; entender o contexto no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas, atentando para as suas implicações organizacionais e sociais; compreender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional; desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.

Perfil do Profissional: O bacharel em Sistemas de Informação a ser formado terá como característica a capacidade de analisar problemas e projetar soluções criativas que envolvam sistemas computacionais. Para tal é necessário que o profissional saiba trabalhar em equipe, seja empreendedor, com conhecimentos do ambiente empresarial, e que possua a flexibilidade necessária para adaptar-se às diferentes circunstâncias que cercam o seu campo de atuação. O aspecto criativo torna-se também necessário para o exercício dessa função, não só para as fases de planejamento e ato de concepção do sistema, mas no acompanhamento do processo de implementação dos sistemas, e verificação se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado.

A formação deste aluno enfatiza a capacidade de interagir não só na área de computação, mas também com as diferentes áreas de conhecimento e seus respectivos profissionais.
Contudo, o aluno egresso deverá ter a capacidade de compreender e gerenciar o processo de desenvolvimento de soluções computacionais. A exposição às ciências e ao método científico assegurará a qualidade da sua formação, que possibilitará não só o bom desempenho nas atividades profissionais intrínsecas, mas também firmeza e bom desempenho diante da grande velocidade com que novas tecnologias e conhecimento têm surgido.

Nesse contexto, o profissional egresso do curso poderá atuar no desenvolvimento tecnológico dos Sistemas de Informação em software, na gerência de área ou empresa de informática, no ensino de computação e empreendedorismo em informática. O profissional poderá ainda dar continuidade aos estudos em programas de pós-graduação.

 

DADOS DO CURSO

Modalidade: Bacharelado

Turno de oferta: Noturno

Duração do curso: 4 anos (8 períodos)

Carga Horária: 3.000 horas


PESSOAS

Coordenação de Curso: Rangel Rigo (rangel.rigo@ifgoiano.edu.br)

Contato da Coordenação: sistemasinfo.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de TC:  Jaqueline Alves Ribeiro (jaqueline.ribeiro@ifgoiano.edu.br)


DOCUMENTOS DO CURSO

Resolução CS nº 039/2014 (aprova oferta do curso)

Matriz Curricular

Planos de Trabalho da Coordenação de Curso

Projeto Pedagógico de Curso Atualizado (versão de 2021)

Projeto Pedagógico de Curso (versão de 2016)

Tabela de disciplinas equivalentes (matriz curricular 2014)

 

Fim do conteúdo da página