Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sistemas de Informação

 

 

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O profissional egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviços de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

Área de atuação:  Desenvolver e gerir soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio; determinar requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva; planejar, inovar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais; escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações; entender o contexto no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas, atentando para as suas implicações organizacionais e sociais; compreender os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional; desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.

Perfil do Profissional: O bacharel em Sistemas de Informação a ser formado terá como característica a capacidade de analisar problemas e projetar soluções criativas que envolvam sistemas computacionais. Para tal é necessário que o profissional saiba trabalhar em equipe, seja empreendedor, com conhecimentos do ambiente empresarial, e que possua a flexibilidade necessária para adaptar-se às diferentes circunstâncias que cercam o seu campo de atuação. O aspecto criativo torna-se também necessário para o exercício dessa função, não só para as fases de planejamento e ato de concepção do sistema, mas no acompanhamento do processo de implementação dos sistemas, e verificação se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado.

A formação deste aluno enfatiza a capacidade de interagir não só na área de computação, mas também com as diferentes áreas de conhecimento e seus respectivos profissionais.
Contudo, o aluno egresso deverá ter a capacidade de compreender e gerenciar o processo de desenvolvimento de soluções computacionais. A exposição às ciências e ao método científico assegurará a qualidade da sua formação, que possibilitará não só o bom desempenho nas atividades profissionais intrínsecas, mas também firmeza e bom desempenho diante da grande velocidade com que novas tecnologias e conhecimento têm surgido.

Nesse contexto, o profissional egresso do curso poderá atuar no desenvolvimento tecnológico dos Sistemas de Informação em software, na gerência de área ou empresa de informática, no ensino de computação e empreendedorismo em informática. O profissional poderá ainda dar continuidade aos estudos em programas de pós-graduação.

 

DADOS DO CURSO

Modalidade: Bacharelado

Turno de oferta: Noturno

Duração do curso: 4 anos (8 períodos)

Carga Horária: 3.000 horas


PESSOAS

Coordenação de Curso: Rangel Rigo (rangel.rigo@ifgoiano.edu.br)

  • Professor Dedicação Exclusiva (2005 - atual)
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1139390922530074
  • Atendimento aos estudantes presencialmente e/ou via e-mail
    Segunda a Quarta: das 13h às 17h
    Quinta: das 13h às 17h e das 19h às 21h
    Sexta: das 13h às 17h e das 19h às 21h
    *sujeito a alterações

Contato da Coordenação: sistemasinfo.ce@ifgoiano.edu.br

Coordenação de TC:  Jaqueline Alves Ribeiro (jaqueline.ribeiro@ifgoiano.edu.br)


DOCUMENTOS DO CURSO

Resolução CS nº 039/2014 (aprova oferta do curso)

Matriz Curricular

Planos de Trabalho da Coordenação de Curso (incluindo biênio mais atual 2022 - 2023)

Projeto Pedagógico de Curso Atualizado (versão de 2021)

Projeto Pedagógico de Curso (versão de 2016)

Tabela de disciplinas equivalentes (matriz curricular 2014)

 

Fim do conteúdo da página