Diferenças entre os principais cursos de TI

Com elevada demanda de profissionais no Brasil e no mundo, a área de TI é uma das poucas que não para de contratar. Além do seu viés mercadológico, é um ramo em que a sociedade não pode mais viver sem. Consequentemente, há alta demanda na busca por cursos relacionados. Entre as principais diferenças, os cursos técnicos proporcionam uma formação de menor carga horária e inserção mais rápida no mercado de trabalho. É por isso, que em comparação com boa parte das graduações que duram 4 anos, os mesmos duram em torno de 1 ano a 1 ano e meio (a exceção de técnicos integrados ao ensino médio). Que tal conhecer mais sobre e ver a diferença entre eles?

CURSOS TÉCNICOS

Técnico em Informática

O curso possui formação mais ampla, com sólidos conhecimentos para o desenvolvimento de sistemas para a internet, elaboração de projetos de redes e sistemas, bem como prover instalação e manutenção de computadores. Quando do ênfase do técnico em informática para internet,  é o profissional capacitado para criação de portais, blogs, sites e quaisquer outras aplicações Web. O profissional, programa e é capaz de projetar e criar bancos de dados para armazenar as informações trocadas entre os sistemas e os usuários.

Técnico em Manutenção e Suporte

Aqui o enfoque trata-se de montagem e manutenção de componentes em informática, sem o destaque dado a programação de computadores como o anterior. O profissional deve gerenciar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Sistemas de Informação

Garante ênfase no projeto e construção de sistemas, além de gestão de processos e pessoas, com abordagem de administração de fluxos de informação, bancos de dados e redes de computadores. O discente terá um aprendizado mais voltado para a solução de problemas de negócios e as necessidades tecnológicas relacionadas, principalmente no ambiente corporativo. Logo, é um curso mais voltado a lidar com planejamento, administração, negócios, relações humanas e desenvolvimento de sistemas de informação e automação de processos. A duração média do curso é de 4 anos, abordando, além de disciplinas técnicas, matérias como administração e gerência de projetos.

Ciência da Computação

Com foco em software, o curso aprofunda em conceitos e teorias da computação, bancos de dados, programação avançada e abstração como estruturas de dados, redes, grafos e algoritmos. Ademais, possui uma base forte em matemática e em cálculos, com em média, duração de 4 anos. Há uma semelhança com Sistemas de Informação, mas a diferença está no fato de que o estudante de Sistemas de Informação possuirá preparação para atuar de forma mais direta tanto no desenvolvimento de softwares quanto em atividades que têm relação mais próxima, como suporte.

Engenharia de Computação

É o curso que dá mais destaque ao hardware, circuitos digitais, arquitetura de computadores e eletrônica, visando análise e projeto de sistemas de computação, incluindo sistemas para automação e controle de processos industriais e comerciais, bem como sistemas e equipamentos de telecomunicações e equipamentos de instrumentação eletrônica. Também aborda software embarcado e as principais disciplinas de software, incluindo bancos de dados e redes, com embasamento significativo em matemática e física.  Sua duração segue o padrão das engenharias, em torno de 5 anos.

Engenharia de Software

Possui foco em desenvolvimento de software e a gerência de projetos com maior referência ao entendimento prático da produção de um sistema de software. Também enfatiza temas como qualidade de software, a fim de dirigir seus conhecimentos para adequação de diferentes processos produtivos, a fim de garantir maior produtividade. A duração varia de acordo com as universidade, de 4 a 5 anos.

Inteligência Artificial

É um dos cursos mais recentes no país, e visa formar profissionais aptos a resolver problemas complexos por meio da Inteligência Artificial (IA), incluindo sistemas embarcados e autônomos. Os assuntos estudados envolvem fundamentos em computação e matemática, técnicas e metodologias de IA, ciência de dados e estatística, além de tópicos voltados também ao empreendedorismo. O curso possui em média 4 anos de duração.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Dentre a lista dos cursos superiores apresentados (bacharelado), este é um curso tecnólogo. Isso quer dizer que é mais focado nas necessidades do mercado de trabalho e temas mais específicos, já que o bacharelado é um curso abrangente, combinando as disciplinas fundamentais com matérias que proporcionam diversas possibilidades de atuação dentro uma mesma área, mas ambos conferem aos formandos o diploma de ensino superior. Visa capacitar o aluno para análise de requisitos, construção e verificação de sistemas, com um viés mais prático, e possui duração de 2 a 3 anos.

**Com informações de Mulheres na TI, Computação na Vida Real e Mundo Vestibular