Dia da Internet Segura tem destaque na Instituição

• Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h22
  • Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 15h03

A Internet faz parte do mundo, produzindo e proporcionado uma rede de conexões. E é a partir disso que devemos refletir sobre seu uso, de forma ética e responsável. Também conhecido como Safer Internet Day, (Dia da Internet Segura), trata-se de uma iniciativa internacional e anual em prol de atividades de conscientização do uso seguro e ético de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusive envolvendo esferas públicas e privadas. A data oficial no calendário mundial no ano de 2019 foi dia 05 de fevereiro.

Com apoio de grandes nomes como Google, Facebook, SaferNet, Unicef (dentre outros), no Campus Ceres o assunto também foi debatido. O professor Adriano Braga, atuante nos cursos de Informática (lecionando Banco de Dados I e II e Mineração de Dados), foi o responsável por abordar a temática nos dias 04 e 05 de fevereiro, respectivamente, para as turmas de Técnico em Informática Concomitante e Sistemas de Informação, bem como Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

Adriano Braga ainda ressaltou sobre a elevada quantidade de vagas profissionais em TI, contraposta à baixa porcentagem de estudantes relacionados a Ciência da Computação. Créditos: Thalia Santana

Em meio a sala lotada, em ambos os dias, Braga explanou sobre o contexto do Marco Civil da Internet, sancionado como Lei de nº 12.965 em 23 de abril de 2014 em que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, além de levantar o debate mediante notícias de casos envolvendo vazamentos de dados (como as frequentes nudes de famosos).