Realizada recepção aos calouros de graduação do Campus Ceres

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2019, 20h10
  • Última atualização em Terça, 05 de Março de 2019, 03h08

A partir de 26/02, iniciou-se a recepção de calouras e calouros oficial dos cursos de graduação no Campus Ceres do IF Goiano. Data já planejada no calendário acadêmico-administrativo, contou com atividades promovidas pela gestão, coordenadores de curso, além das representações estudantis - centros acadêmicos (CAs) dos cursos superiores. No período diurno, a partir das 8h da manhã, os cursos de Agronomia e Zootecnia iniciaram suas ações.

A exemplo disso, as boas vindas dos estudantes de Agronomia começaram juntamente das falas do coordenador Renato Rodovalho e vice-coordenadora, Luciana Borges, além do presidente do CA Willian Sulino. Dando continuidade, outro membro do centro acadêmico, Denis Ricardo, acabou palestrando sobre editais de pesquisa, extensão e ensino, além de oportunidades de intercâmbio. Ademais, Luíla Macedo e Filipe Beserra encerraram abordando, respectivamente, sobre o sistema Q-Acadêmico e como alcançar objetivos, além de em conjunto, proporcionarem uma volta pelo Campus Ceres, desde a parte administrativa até as áreas experimentais, incluindo o pivô central.

Denis Ricardo, do CA de Agronomia, explanando sobre os benefícios de se trabalhar com projetos. Créditos: Rhafael Alves

Ao mesmo tempo, Zootecnia reuniu-os em uma sala de aula também com apresentações do coordenador de curso, site do IF Goiano bem como reconhecimento de setores como Equoterapia, Meliponicultura, Suíno, etc. A tarde, os acadêmicos ingressantes também tiveram contato com a FAEG Jovem, além do representante estudantil Marcelo Santos, vice-presidente do CA Zootecnia, expondo em sua fala acerca de motivação aos discentes, bolsas de estudo, dentre outras oportunidades. Posteriormente, às 15h, Agronomia e Zootecnia uniram-se em prol do trote solidário, indo até o asilo de idosos de Ceres-GO e entregando doações de alimentos arrecadados no campus.

Calouros no asilo de Ceres-GO, durante a entrega de doações. Créditos: Rhafael Alves

Já no dia 27, foi a vez da gestão do IF Goiano conhecer os novos rostinhos de 2019. No período matutino, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Elias de Pádua Monteiro, contou sobre seu histórico no IF Goiano, além de explicar sobre a Reitoria e Pró-Reitorias, e mais uma vez sobre oportunidades da Instituição. No ato, o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, ressaltou o Conceito Institucional (CI) 5 do IF Goiano e a gama de cursos ofertadas. Ademais, o diretor de ensino Adriano Braga, destacou a verticalização de ensino e como, inclusive, os alunos podem seguir até mesmo para o mestrado dentro do próprio Campus Ceres. Braga trouxe também o mapa da Instituição, diretorias e comentou sua função.

Pró-reitor, Elias de Pádua, comenta sobre o IF Goiano e seu histórico na Instituição. Créditos: Adriano Braga

Por fim, as demais gerências de Ensino, Extensão e Pesquisa, nas pessoas dos professores Mairon Marques, Fausto Melo e Paulo Ricardo, suscetivamente, apresentaram as ações e atividades de cada pasta. No período noturno, a ação se repetiu aos estudantes de Ciências Biológicas, Química e Sistemas de Informação. O encerramento das ações só ocorreu na noite seguinte (28/02), com a calourada dos cursos superiores noturnos.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), com informações de Adriano Braga, Jackcelly Custódio e Filipe Beserra.