Tecnologia também entra em debate no II Weci

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 13h15
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 13h16

Nos dias 22 e 23 de março, o Campus Ceres do IF Goiano realizou o II Workshop de Educação, Conhecimento e Inovação (Weci). Além de uma abertura com mais de 500 presentes, levantando discussões acerca do diálogo entre escola e aluno por meio da palestra "Saber e Sabor: A aprendizagem na perspectiva do saber", com o palestrante de renome nacional Homero Reis, as oficinas do dia 23 também estiveram de acordo com a demanda da sociedade moderna, falando de novas tecnologias na educação e internet segura.

Em um dos Laboratórios de Informática do campus, a docente Jaqueline Ribeiro apresentou a oficina "Inovação nas Tecnologias para a Educação". No momento, os participantes foram instigados a pensar no contexto da docência, que tipos de professores são e como abordam tecnologia em sala de aula. Apresentou-se inclusive a ferramenta Google Drive, com atividades práticas, referenciando como fazer uso da mesma para atividades didáticas e de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, os professores Adriano Braga e Ricardo Tadokoro ministraram "Internet segura: Fake news?!". Foram tratados temas atuais em relação a Internet, exemplos de acontecimentos, mídia, bem como sobre o International Fact-Checking Day - Dia Internacional da Checagem de Fatos, uma data para combate à desinformação e propagação de notícias falsas, sendo tratado também na oficina como realizar uma possível identificação de fake news.

Jaqueline Ribeiro, apresentando exemplos de abordagens tecnológicas na educação. Créditos: Thalia Santana

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI).