Meninas Digitais no Cerrado participam da 10ª edição do Computer on the Beach

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h01
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h05

Dentre os dias 04 a 06 de abril, o projeto de extensão e pesquisa Meninas Digitais no Cerrado embarcou rumo a Florianópolis-SC para participar do evento nacional Computer on the Beach. A ideia de "computação na praia", de modo despojado e diferente começou em 2009 e em 2019, completou 10 anos, sendo esse ano o evento realizado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Campus Florianópolis. Ressalta-se que foi no mesmo evento, que em 2016, um dos coordenadores, professor Adriano Braga, conheceu sobre a iniciativa do Programa Meninas Digitais, a qual tornou-se o pontapé para criação do projeto no Campus Ceres do IF Goiano, sendo o projeto Meninas Digitais no Cerrado parceiro do programa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Dentre os trabalhos apresentados, na linha "Concurso de Trabalhos Técnicos", a estudante Letícia Camargo, da 3ª série do curso técnico em Informática para Internet, foi uma das selecionadas para apresentar "Meninas Digitais no Cerrado: Ações que empoderam e ajudam na permanência de meninas em cursos de TI". Ao mesmo tempo, a aluna Thalia Santana, do curso de Sistemas de Informação, realizou apresentou oral do artigo "Desenvolvimento e Avaliação de Fotômetro com Diodos Emissores de Luz por meio de Hardware Livre", que faz uso de Arduíno e robótica para análises instrumentais.

Letícia Camargo representado Meninas Digitais no Cerrado, no Concurso de Trabalhos Técnicos. Créditos: Thalia Santana

Dentre outras atividades de destaque, cita-se o Workshop Meninas Digitais, onde a professora Ramayane Braga contribuiu com participação ativa, apresentando-se como um dos projetos parceiros e como funciona o projeto no estado de Goiás. Ademais, além das palestras, painéis, sessões técnicas e apresentações de pôster, Adriano Braga e Thalia Santana participaram do "Workshop Thread Defense", em formato de Capture The Flag, dentro da área de cibersegurança.

MDC junto ao Workshop Meninas Digitais. Créditos: Meninas Digitais UFSC

Sendo um evento de destaque nacionalmente, inclusive com Qualis, também houve a oportunização de networking com pessoas do país todo, a exemplo de estados como Mato Grosso do Sul e Ceará, sobretudo Institutos Federais, com uma troca de experiências bem rica. Com total certeza, o Computer on the Beach deixou boas lembranças, seja de pessoas, seja de uma ilha, que recebeu com carinho essa equipe digital do cerrado!

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI).