Professor do curso de Sistemas ministra palestra em Goianésia no CONEX

• Publicado: Domingo, 19 de Maio de 2019, 19h15
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 23h07

No último dia 03 de maio, o professor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Adriano Honorato Braga, integrou a edição de 2019 do CONEX (Conference of Ideas And Experiences). O evento ocorreu no Paço Municipal, e contaram com egressos de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia, falando de suas experiências, sendo Braga um dos egressos da Instituição convidados, com sua palestra intitulada "Diário de um bacharel em Sistemas de Informação".

Mestre em Ciência da Computação pela UFG e atualmente diretor de ensino no Campus Ceres do IF Goiano, compartilhou sua vivência e aprendizados desde a escolha pelo curso de Sistemas de Informação até a sua atual carreira profissional. Ele contou aos participantes que não foi sua primeira escolha, mas que por causa de um de seus projetos pessoais - o Mundo10.com, acabou se interessando pela área. Foi citada a evolução da informática dessa época até os tempos atuais, como a internet discada e não valorização do cenário de anúncios no ambiente virtual, e como tudo isso mudou. Assim, temáticas como tentativa de empresa própria, estágios (tanto não remunerado para enfim remunerado), a profissão de analista de Sistemas perpassando de suporte técnico até o nível de DBA (administrador de banco de dados) dentro da UniEvangélica, e inclusive a busca e conclusão de uma pós-graduação, foram tratadas em uma troca de experiências em prol de estímulo dos acadêmicos e apresentar perspectivas do curso.

Braga relatou também sobre a carreira acadêmica enquanto agora professor há 5 anos no IF Goiano, onde desde seu ingresso mantém um perfil ativo na Instituição para além de docente de disciplinas como Banco de Dados e Mineração de Dados, ao ter atuado como coordenador de curso, contribuir na abertura do curso de Sistemas em Ceres, bem como atualmente fazer parte do quadro de gestores como diretor de ensino. Além disso, projetos desenvolvidos por Adriano foram divulgados, como a execução da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), e o projeto Meninas Digitais no Cerrado, inclusive coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI).

Munique Rezende (coordenadora do curso de SI na unidade), Adriano Braga e sua filha - a pequena Bianca, Ramayane Braga (professora do Campus Ceres e também egressa da instituição) e Robson Gonçalves, professor da UEG Goianésia e inclusive, um dos palestrantes da III Semana Acadêmica. Créditos: Adriano Braga

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI).