IV SIMTEC e III Semana Acadêmica são realizados com êxito no Campus Ceres

• Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 22h12
  • Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 22h16

E 2019 trouxe consigo mais uma edição da Semana Acadêmica da Graduação e Pós-graduação do Campus Ceres do IF Goiano, evento o qual congrega demais subeventos dos cursos da unidade, a exemplo do Simpósio de Tecnologia da Informação (SIMTEC). O IV SIMTEC é tradição no Bacharelado em Sistemas de Informação, iniciado no mesmo ano de abertura da primeira turma na Instituição e hoje, consolida-se como um dos maiores acontecimentos anuais do curso, visto integrar em um trabalho colaborativo discentes e docentes de Sistemas de Informação.

A Semana Acadêmica nesse ano foi presidida pela coordenadora de Sistemas, Jaqueline Alves Ribeiro, que inovou ao trazer bem em voga o viés tecnológico e muita interatividade por meio de redes sociais. Interessante ressaltar que a palestra de abertura (22/05) teve extrema relevância aos acadêmicos do ramo de TI, onde a ministrante Juliana Alencar, ao falar de "O Profissional do Futuro", inclusive citou sobre a questão de informática e sua presença ativa, como em diversas aplicações em inteligência artificial no mercado de trabalho e negócios.

Além disso, no dia 24/05 houveram quatro minicursos para aprofundamento de conhecimentos e descobertas de novas áreas. Em "Desenvolvimento de jogos com Unity" e "Aprenda a trabalhar com imagens" houve o diferencial de apresentar estudantes da própria graduação para explanarem conceitos aos colegas e participantes do evento. No primeiro, Bruno Qualhato tratou acerca de jogos desenvolvidos em Unity, e até do valor monetário gerado, com inclusive muita motivação para o segmento. Já no segundo, Andressa, Igor e Davi da Start Informática trouxeram um bom enfoque de como é o trabalho diário de um designer, com abordagens sobre ferramentas e exemplos práticos.

Em outro laboratório do campus, Ronneesley Teles animou os participantes com uma explanação rica sobre "Práticas de Deep Learning", concentrada em problemas de redes neurais, como um deles que ao falar de flores, treinou-se uma rede neural para predição com base no tamanho da cépala e pétala. Por fim, Robson Pinheiro trouxe o contexto da programação mobile com "Desenvolvimento de aplicações híbridas utilizando Flutter", onde os participantes puderam sair da noite com a construção de seu primeiro aplicativo por meio deste framework da Google.

Claro que após o curso ter ido a São Paulo participar da Campus Party Brasil, não podia faltar essa temática no IV SIMTEC. Na noite de sexta (24/05) após uma excelente exposição de trabalhos na V Mostra Científica (o curso de Sistemas foi o 2º da instituição com mais aceites), Sanderson Macedo, embaixador Include da #CPGoiás (Campus Party Goiás) veio mostrar as possibilidades da Campus com sua palestra "Como impulsionar suas ideias na Campus Party?", garantindo mais uma noite de êxito.

Durante o evento rolou também a I Capture The Flag, que mostraram que os acadêmicos de Sistemas de Informação gostam sim de serem desafiados. bem como toda uma estratégia de gamificação ao evento - similar a de outras conferências como o Computer on the Beach. Para encerrar, o sábado (25/05) trouxe a mesa redonda "Mulheres expoentes: tecnologia, cultura, ética e transparência", que sem sombra de dúvidas, promoveu uma reflexão e problematização de grande pertinência discutindo a ausência de mulheres na ciência, além de experiências das próprias convidadas, como a professora Ramayane Braga (docente dos cursos de Informática do Campus Ceres). Houve ainda o "I Concurso de Cosplay", que tirou risos da plateia antes da premiação dos melhores trabalhos, em um evento que estreitou cada vez mais os laços de ensino, pesquisa e extensão. Que venha 2020!

Parte da comissão organizadora, discentes, docentes e palestrantes no IV SIMTEC. Créditos: Eloísa Assis.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI).