Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJComments has a deprecated constructor in /var/www/informatica/public_html/plugins/content/jcomments/jcomments.php on line 25

Curso de Sistemas de Informação visita Dataprev e Lab Hacker

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 19h44
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 19h55

E os acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Ceres do IF Goiano foram até a capital federal no último dia 10 de junho. A ocasião teve como intuito somar aprendizado na pŕática por meio de visita técnica a entidades relacionadas a informática, segurança de dados e dados públicos.

Estudantes e docente Adriano Braga, dentro do Lab Hacker, situado na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Créditos: Thalia Santana

Confira parte da matéria sobre a visita escrita pelo jornalista Tiago Gebrim, da Ascom - Campus Ceres:

"[...] A visita levou os estudantes das disciplinas de Mineração de Dados e Banco de Dados, ministradas, respectivamente, no 7º e 3º períodos do curso de Sistemas de Informação, para conhecerem as rotinas, tecnologias e visão estratégica dos órgãos. De acordo com o diretor de Ensino do campus, Adriano Braga, a ação visa abranger o conteúdo aplicado em sala de aula mostrando as aplicações em departamentos de referência.

Inicialmente, na parte da manhã, os acadêmicos conheceram a Dataprev, que é uma empresa pública responsável por fornecer soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para diversas políticas sociais nacionais. A atenção se direcionou ao serviço de armazenamento de dados, que é realizado em três centros de armazenamento (data centers) da Dataprev, localizados em Brasília, DF, Rio de Janeiro, RJ, e São Paulo, SP. Foram mostrados os sistemas de redundância e segurança, como a replicação dos dados, e rotinas de manutenção.

Na parte da tarde, os estudantes conheceram o Lab Hacker, um laboratório criado em 2014 na Câmara dos Deputados com intuito de estreitar a agenda legislativa do debate sobre tecnologias. A equipe é formada principalmente por servidores das áreas de TI e Comunicação, e foca seus trabalhos no desenvolvimento de mecanismos de transparência e promoção de democracia participativa. Entre as ferramentas desenvolvidas pelo laboratório estão a Audiência Interativa, em que você consegue, on-line, sugerir correções em textos sendo apresentados, e a Retórica Parlamentar, que possibilita saber quais foram os assuntos mais comentados pelos parlamentares em determinada época [...]."

Confira aqui a íntegra da matéria no site oficial do Campus Ceres do IF Goiano.

Fonte: Tiago Gebrim - Ascom Campus Ceres