Estudantes e docentes do Campus Ceres participam do CSBC 2019
Mês de férias?! Que nada! Estudantes e docentes pousaram em Belém-PA, de 14 a 18 de julho de 2019, para participação no XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Este é considerado o maior congresso científico de computação da América Latina, composto por seis eventos base e mais de dez eventos satélites, o qual congregou pesquisadores dos mais diversos níveis de ensino com a temática "Computação e Responsabilidade Socioambiental".
De acordo com os organizadores, mais de 800 artigos foram submetidos e somente 250 deles foram aprovados por meio de um processo de revisão por pares do tipo double blind, dentre eles, dois produzidos no Campus Ceres do IF Goiano. Os resultados apresentados em sessões técnicas são fruto de projetos de destaque na instituição: Meninas Digitais no Cerrado e Olimpíada Brasileira de Informática.
Alexandre Lopes, representando os autores durante apresentação no WEI, no palco principal "Açaí". Créditos: Thalia Santana
Confira abaixo os anais do evento e acesse os artigos completos apresentados na 39ª edição do CSBC:
ANAIS DO XXVII WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI)
Alexandre Lopes, Thalia Santana, Adriano Braga
Resumo: Este trabalho constitui do relato de experiência de um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e soluções de algoritmos, com o intuito de estimular os estudantes para a computação, além de oportunizar a participação de discentes em competições científicas. Dessa forma, foi possível verificar a metodologia utilizada e sugerir nova abordagem de ensino-aprendizagem. Como resultado foi possível obter um aprimoramento do raciocínio lógico, instruir o pensamento computacional e estimular o interesse pelo aprendizado em linguagens de programação dos envolvidos, tendo como consequência uma boa classificação nas etapas da OBI.
ANAIS DO XIII WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT)
Natália Louzada, Thalia Santana, Ianka Assis, Ramayane Braga, Adriano Braga
Resumo: Em seu surgimento, a computação envolveu expressiva participação feminina, dada a inserção social e profissional de mulheres em atividades ligadas à educação matemática e ao secretariado. Entretanto, à medida em que os campos de informática e tecnologia adquiriram maior valorização, a presença feminina nestas áreas diminuiu progressivamente. Esta desproporcionalidade vem sendo atribuída a estigmas de gênero e ao apagamento da contribuição de mulheres à computação, desestimulando e desmerecendo sua atuação nos referidos ramos. Nesse sentido, nos propomos a apresentar iniciativas de empoderamento e capacitação no âmbito de um projeto de extensão junto a cursos de informática, de nível médio técnico e superior, com o objetivo de combater a evasão escolar feminina.
Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI)
Redes Sociais