Artigo de projeto de pesquisa/extensão é aceito no maior evento de informática na educação do país

• Publicado: Sábado, 17 de Agosto de 2019, 15h13
  • Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 15h20

Com maior Qualis/CAPES (B1) de eventos na área no Brasil, estudantes e docentes do Campus Ceres receberam uma notícia muito feliz no último dia 15 de agosto: o aceite de seu artigo no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O mesmo é realizado desde 2012 de maneira integrada ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos. O fruto da publicação é decorrente dos resultados de um projeto conjunto de pesquisa e extensão nos ciclos 2018-2019, que trabalhou o ensino de pensamento computacional em escolas públicas da região, verificando a análise do desempenho lógico computacional dos participantes. Os projetos foram coordenados pelo professor de informática, Adriano Braga, com equipe formada por dois bacharelandos em Sistemas de Informação.

O aceite foi motivo de muita comemoração entre os autores, visto os rigorosos critérios de avaliação e revisão por pares (inclusive dado o alto extrato Qualis), mas que demonstram mais uma vez a qualidade das pesquisas produzidas no âmbito do IF Goiano - Instituição com Conceito Institucional (CI) Nota 5, o mais alto nível definido pelo Ministério da Educação. Confira abaixo as informações sobre o artigo aprovado, que será apresentado no mês de novembro de 2019, em Brasília-DF.

Título: Uma análise de correlação entre disciplinas do ensino fundamental e o desempenho na Olimpíada Brasileira de

Trilha: Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem

Autoras/es: Thalia Santos de Santana, Alexandre Ferreira Lopes e Adriano Honorato Braga.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI).