Informática e seus destaques na XX Feira de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 18h32
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 13h03

Entre os dias 23 e 24 de outubro, foi realizada a XX Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres do IF Goiano. Evento tradição da instituição e considerado um dos maiores de exposição científica da região, seguiu o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definido como "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". Ao todo, 100 trabalhos foram expostos por estudantes dos cursos técnicos, que foram vistos por inúmeras escolas visitantes de Ceres e cidades circunvizinhas.

Neste ano, os trabalhos dividiram-se em cinco categorias: Artes, letras e linguística, Ciências agrárias, Ciências humanas e sociais, Ciências da natureza e Tecnologia da Informação. Sobre a última, relacionada aos projetos ligados à computação, foram premiados os três melhores classificados com medalhas, troféus e valor em dinheiro. Em suma, os colocados apresentaram projetos de robótica e desenvolvimento de sistemas, conforme a seguir:

1º lugar: Sistema de Detecção e Focalização de Raios Solares com Arduíno
2º lugar: S-TOPA: Sistema de resgate e adoção de pets nas cidades de Ceres e Rialma
3º lugar: Pequenas automações residenciais

Classificados em 1º Lugar na categoria Tecnologia da Informação, juntamente do orientador Adriano Braga e coorientadora de Sistemas de Informação, Thalia Santana. Créditos: Thalia Santana.

Ademais, além das tradicionais categorias, houve a premiação também para os estudantes participantes de olimpíadas científicas de conhecimento. Em especial, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) também classificou:

1º lugar: Luiz Fernando Oliveira Correia
2º lugar: Maria Isabela Nunes e Lucas Kauan Feliciano (empatados na Fase 2, aguardando resultado da 3ª fase)

Premiados do Campus Ceres pela XXI OBI. Créditos: Thalia Santana.

Mais uma vez, parabéns aos nossos estudantes pelo empenho e dedicação, tanto na OBI quanto na XX Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Ceres!