Docente e acadêmicos apresentam artigo B1 no CBIE/SBIE

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 19h39
  • Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 20h27

Em meio a mais um final de período, professores e estudantes do Campus Ceres estão fazendo sua parte para promoção da divulgação científica, participando do XXX Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE). O evento ocorre dentro do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e na semana passada (de 11 a 14 de novembro), diversos estudos relacionados à computação aplicada no âmbito educacional foram discutidos e apresentados em uma grande reunião de pesquisadores e acadêmicos na cidade de Brasília-DF.

Com o tema “A Computação na perspectiva da diversidade, inclusão e inovação na educação para o século XXI”, de acordo com editorial publicado pelos organizadores, foram submetidos 568 artigos completos e selecionados 33,8% destes, totalizando 192 trabalhos para apresentação, classificados dentro da estratificação Qualis/CAPES B1. Dentre os presentes, demais docentes da área de informática de outros campi do IF Goiano também participaram com seus estudos, como os professores Cleon Pereira Júnior e Newarney Costa, do Campus Iporá.

Estudante Thalia Santana, representando os autores na apresentação do artigo da Trilha 1, na Sessão Técnica 26 ("Estratégias e Ferramentas para Medição e Avaliação de Aprendizado). Créditos: Alexandre Lopes.

Confira abaixo os anais do evento e acesse o artigo completo apresentado no CBIE/SBIE:

ANAIS DO XXX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2019)

Uma análise de correlação entre disciplinas do ensino fundamental e o desempenho na Olimpíada Brasileira de Informática

Thalia Santana, Alexandre Lopes, Adriano Braga

Resumo: Este artigo realiza uma análise do ensino-aprendizagem de Pensamento Computacional por meio de olimpíadas científicas em informática em turmas que houveram e não houveram curso preparatório. Além disso, é apresentada uma estatística descritiva dos resultados obtidos pela escola na competição e efetuada uma análise de correlação com as notas dos estudantes em disciplinas da grade curricular do ensino fundamental. As variáveis utilizadas na pesquisa são comparadas com demais trabalhos relacionados e apontam a disciplina de Língua Portuguesa como a de maior relação direta com o resultado satisfatório na Modalidade Iniciação da OBI.

ISSN: 2316-6533