Virtualmente, realizado o IV Ada Lovelace Day

• Publicado: Domingo, 01 de Novembro de 2020, 22h34
  • Última atualização em Segunda, 02 de Novembro de 2020, 00h18

Conforme calendário acadêmico-administrativo do Campus Ceres, no último dia 20 de outubro (terça-feira), foi realizada mais uma edição do evento Ada Lovelace Day  (ADL). O mesmo acontece na Instituição desde o ano de 2017, sempre no mês de outubro, no âmbito da comemoração internacional que todos os anos na segunda terça-feira do mês celebra as conquistas das mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O nome faz referência à Augusta Ada King, mais conhecida como Ada Lovelace - criadora do primeiro algoritmo da história.

Em tempos de distanciamento social, o IV ADL não pôde realizar palestras no auditório multifuncional repleto de estudantes ou mesmo, minicursos instigantes nos laboratórios de informática, e assim fez pela primeira vez como palco deste tradicional evento, os lares de cada um de nossos discentes e servidores. De casa, pessoas de diversos estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, e claro, Goiás, assistiram a rica programação do evento por intermédio do canal do YouTube do projeto. Ao todo, as transmissões dos dois períodos (matutino e noturno) já somam quase 700 visualizações na plataforma.

E já que era para ser diferente, barreiras geográficas mais uma vez foram ultrapassadas inclusive com palestrantes de cidades e estados diferentes, e até mesmo países! No período da manhã, a mesa-redonda "2030 e as perspectivas de uma menina na TI", contou com estudantes dos cursos técnicos ligados à computação do IF Goiano: Cristy Hellen Ferreira de Araújo (Campos Belos), Ana Paula de Carvalho Cândido (Catalão), Maria Isabela Silva Nunes (Ceres) e Maria Eduarda Mendonça Lagares (Iporá), relatando suas vivências e o que esperam daqui 10 anos, integrando os diferentes campi do IF Goiano.

Estudantes dos cursos de TI do IF Goiano na mesa-redonda do período matutino. Créditos: Thalia Santana.

Já no período noturno, diretamente de Boston (Massachusetts), Mariana Carvalho, que é Engenheira de Sistemas na Dell e Co-fundadora do Brazilians in Tech, agraciou a noite com a palestra "Do Brasil para os EUA: migrando para a área de Tecnologia", com dicas incríveis para o mercado de trabalho em computação. E para finalizar com maestria, Carla Vieira, engenheira de Software, mestranda em Inteligência Artificial e Google Developer Expert em Machine Learning, lá de São Paulo, falou sobre "Algoritmos de Opressão: como algoritmos de inteligência artificial ampliam desigualdades de gênero e raça". Sem dúvidas, ao final do dia, o lema de conectadas(os) em prol de um grande objetivo em comum foi alcançado. Que venha 2021!

Carla Vieira (palestrante) e Natália Louzada (uma das coordenadoras do projeto), durante as perguntas do chat dos internautas. Créditos: Thalia Santana.

Confira o canal do YouTube das Meninas Digitais no Cerrado

Confira o registro do evento no calendário internacional

Acesse a programação na íntegra e os certificados disponíveis