Projetos de IC dos cursos de informática são apresentados no 9º SIIC

• Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 17h43
  • Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 19h20

Nos dias 29 e 30 de outubro, ocorreu mais um SIIC - Seminário Interno de Iniciação Científica do Campus Ceres do IF Goiano. A 9ª edição foi realizada de forma virtual, dando seguimento à tradição de apresentações dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição no âmbito do último ciclo (2019/2 e 2020/1), para os cursos de nível médio e superior. Segundo informações divulgadas pela Ascom do Campus Ceres, "[...] o evento congrega cerca de 100 trabalhos de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação".

Quanto aos projetos relacionados à área de informática ou mesmo, com estudantes participantes dos respectivos cursos, diversos estudos foram apresentados no IX SIIC, como:

• Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão aplicado aos Conselhos de Classe (Estudante Alexandre Ferreira Lopes; Orientador Adriano Honorato Braga)
  • Avaliação quantitativa do percentual de verticalização do Ensino no IF Goiano por meio de mineração de dados (Estudante Ana Luiza Gomes de Souza; Orientador Adriano Honorato Braga)
  • Meninas Digitais no Cerrado: uma análise comparativa do rendimento escolar por gênero em disciplinas técnicas dos cursos de Informática do Campus Ceres do IF Goiano (Estudante Giovanna Fagundes Silva; Orientador Adriano Honorato Braga)
  • Proposta de desenvolvimento de sistema de monitoramento e segurança de armários baseado em sensores e IoT (Estudante Hiago Foppa Strach Jager; Orientadora Jaqueline Alves Ribeiro)
  • Protótipo para auxílio de caminhada de pessoas deficientes visuais (Estudante Natanael Oliveira da Silva; Orientadora Jaqueline Alves Ribeiro)
  • Proposta de desenvolvimento de um protótipo para auxílio hospitalar (Estudante Samuel Rocha de Carvalho; Orientadora Jaqueline Alves Ribeiro)
  • DESEMPENHO ACADÊMICO POR MEIO DE MODELAGEM QUANTITATIVA (Estudante Gustavo da Silva Faquim; Orientador Marcos de Moraes Sousa)
  • DESEMPENHO ACADÊMICO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: análise da correlação linear (Estudante Lucas Kauan Rezende Feliciano; Orientador Marcos de Moraes Sousa)
  • TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO BRASIL: Análise sistemática da literatura (Estudante Pâmela Stefani Christine Silva; Orientador Marcos de Moraes Sousa)
  • PERFIL E PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO (Estudante Marcos Paulo Araújo Rêgo; Orientador Matias Noll)
  • Gênero, diversidade sexual e educação: vivências e relatos no IF Goiano – Campus Ceres Leonardo (Estudante Emanuel Gonzaga dos Santos; Orientadora Renata Silva Pamplona)

Ao final das sessões de apresentação oral com a presença de uma banca avaliadora composta por docentes do Campus Ceres, foi transcorrida uma cerimônia de encerramento na noite do dia 30 de novembro, premiando-se os discentes envolvidos por área de conhecimento. Desta forma, para a área de Sistemas de Informação, os seguintes trabalhos foram premiados como destaque:

• 1º lugar (empatados): Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão aplicado aos Conselhos de Classe e Avaliação quantitativa do percentual de verticalização do Ensino no IF Goiano por meio de mineração de dados.
  • 2º lugar: PERFIL E PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Ademais, na categoria de destaque para estudantes do ensino médio (PIBIC/EM), a pesquisa da discente Giovanna Silva, relacionada com área de Tecnologia, também foi premiada em 3º lugar. Parabéns aos acadêmicos e professores envolvidos com a pesquisa científica, transformadora da nossa sociedade!

Apresentação da estudante Ana Luiza Souza, que foi premiada em primeiro lugar na categoria de Sistemas de Informação. Créditos: Adriano Braga.

Confira a matéria da Ascom Campus Ceres sobre o SIIC

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), , com informações de Adriano Braga e Victor Aciole