IF Goiano participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 22h28
  • Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 01h33

Com projetos inovadores e diversificados na área de ciência e tecnologia, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participa da 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, presencial, é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e ocorre até domingo, 13 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O IF Goiano marca presença no evento com uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores, responsável pela exposição de diversos cases, protótipos, trabalhos e resultados de pesquisas. Os projetos apresentados geraram tecnologias para a agropecuária, indústria de alimentos, energias renováveis e eficiência energética, biotecnologia, saneamento ambiental e, ainda, para a área da saúde. Durante o evento serão expostos trabalhos das unidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Trindade, Urutaí e Polo de Inovação.

Representando o Campus Ceres estão os estudantes Lucas Eduardo, do bacharelado em Agronomia, e Orlando Soares, do curso técnico em Informática para Internet, a egressa e atual docente Thalia Santana, da área de Tecnologia da Informação, e o professor Henrique Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado do campus. Os projetos apresentados pela equipe são Uso de Vants [veículos aéreos não tripulados] no monitoramento da cafeicultura irrigada e Protótipo automatizado de detecção e focalização de raios solares.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Costa, a participação na SNCT é uma oportunidade para a ampliação do aprendizado e também para o compartilhamento de experiências. “Torna o ambiente acadêmico dos Institutos Federais um ecossistema rico de ideias e inovações que, além de contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias, permite a formação de profissionais muito melhor preparados para o mundo do trabalho”, afirma.

Na terça-feira 08 de dezembro, segundo dia do evento, o estande do IF Goiano recebeu as visitas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau. Para o secretário, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados pela Rede EPT, demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal.

(Esq. para dir.) Lucas Eduardo, Orlando Soares e Thalia Santana, representando o Campus Ceres na SNCT 2020 (Crédito: Henrique Oliveira)

Fonte: Diretoria de Comunicação Social - adaptado pela Ascom Campus Ceres