Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vem aí o Dia da Internet Segura 2021

  • Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 19h31
  • Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 15h11

No dia 09 de fevereiro é comemorado oficialmente o Dia da Internet Segura. Com ações espalhadas por todo o mundo, no Brasil a ação é realizada pela Safernet, com correalização pelo NIC.br e CGI.br. Configurando-se como a principal data global sobre segurança e cidadania digital, é uma ótima oportunidade para ouvir diferentes especialistas na área, além de representantes das principais empresas de tecnologia do mundo e dos setores públicos, dentro de várias atividades para profissionais, estudantes, educadores, familiares e também adolescentes.

Conforme informações da própria plataforma, "O Safer Internet Day (em português, Dia da Internet Segura) é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede. Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro". 

O evento HUB do Dia da Internet Segura ocorrerá pela primeira vez em um formato totalmente remoto e trará debates com especialistas internacionais sobre temas que ganharam ainda mais relevância no cenário pandêmico: mediação parental e bem-estar no contexto digital. Entre as palestrantes, a pesquisadora e educadora Alicia Blum-Ross, coautora do best-seller "Parenting For a Digital Future: How Hopes and Fears about Technology Shape Children Life" (Oxford 2020, sem tradução), e Líder da área de Kids & Families de Políticas Públicas no Google e YouTube, abrirá o evento.

 

 

Serão quatro painéis ao longo de todo o dia 09 de fevereiro, transmitidos ao vivo e tradução simultânea, com representantes dos setores público e privado, membros da academia e da sociedade civil. A criadora de conteúdo digital de educação Débora Aladim é um dos destaques do painel sobre cidadania digital nas novas rotinas no ensino híbrido. A transmissão ocorrerá no site oficial <www.diadainternetsegura.org.br>, na página da Safernet Brasil no Facebook e no canal do NIC.br no YouTube.

Além disso, destaca-se que desde o ano de 2019 o Campus Ceres realiza oficialmente ações em alusão ao Dia da Internet Segura na Instituição, figurando no mapa de ações programadas por todo o país. Mais uma vez, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI) apoia esta ideia. Em 2021, serão executadas ações no período noturno no canal do YouTube do Campus Ceres (https://youtube.com/ifgoianoceres) a partir das 19h.

Confira a programação completa (que se estende até 12 de fevereiro)

 

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), com informações de Safernet Brasil e Adriano Braga

registrado em:
Fim do conteúdo da página