Dia da Internet Segura 2021 no Campus Ceres foi marcado por ricos debates

• Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 04h04
  • Última atualização em Sábado, 10 de Abril de 2021, 12h54
imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Ceres aderiu, mais uma vez, ao "Dia da Internet Segura", movimento idealizado pela Rede Insafe na Europa, e coordenado no Brasil pela Safernet Brasil. Esse movimento é atualmente realizado em mais de 140 países com o intuito de mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da internet.

No Campus Ceres, as atividades deste ano ocorreram na terça-feira, 09 de Fevereiro, à partir das 19h e se estenderam até próximo das 22h com três palestras e uma mesa redonda, transmitidas ao vivo pelo YouTube. Foram momentos em que abordaram inúmeros assuntos relacionados ao uso seguro da internet e suas nuanças.

Nesta oportunidade contou-se com as participações de palestrantes importantes no Centro Oeste e Sudeste do país: Professor Me. Josimar Silva, do Instituto Federal de Brasília - Campus São Sebastião, Professor Dr. Claiton Luiz Soares, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Paracatu, e do Analista e Professor Esp. George Mendonça, Engenheiro de Dados da Atra Informática/SP, onde atua Arquiteto de BI/Engenheiro de Dados no Carrefour Soluções Financeiras e, também, professor da Faculdade JK de Tecnologia.

A noite foi iniciada pelo Diretor de Ensino e Professor de Informática Me. Adriano Honorato Braga, que se encarregou de abrir o evento expondo a motivação deste dia tão importante para a todos a apresentando as agenda de atividades que seria desenvolvida na noite. Encerrando sua fala, Adriano passou a palavra para o moderador do evento, Professor Me. Roitier Campos, que fez questão de ressaltar a necessidade de debater tal assunto e, principalmente de haver uma data eleita para tal debate, além de frisar a importância da instituição abrir espaço para esse importante bate papo.

Na sequência das atividades os palestrantes apresentaram diversas perspectivas quanto ao uso da internet e, com isso, atingiram diversos pontos de destaque que vão desde boas práticas no uso de Internet Bank, cuidados relativos a exposição pessoal com compartilhamento de imagens e vídeos em redes sociais, tocando principalmente no tema "Sextorção", que vem sendo uma prática criminosa muito comum e crescente na internet. Outro ponto fundamental elencado por eles foi a Internet das Coisas (IoT), e sua relevância para o mundo moderno, além dos riscos de sua utilização sem os devidos cuidados relacionados a segurança da informação.

Por fim, assuntos como Governança de Dados, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Computação em Nuvem, utilização de Sistemas Operacionais Linux, Gerenciamento seguro de senhas, entre outros foram tema da discussão na mesa redonda, momento ímpar em que os palestrantes tiveram a oportunidade de responder e interagir direto com os participantes que assistiam por meio do canal do YouTube do Campus Ceres.

Aqueles que não puderam acompanhar as atividades ao vivo, ainda é possível assistir tudo que aconteceu acessando: https://youtu.be/ScUTudTQMK8.

O IF Goiano - Campus Ceres agradece a importante colaboração dada pelos palestrantes neste evento, tendo a certeza que vários outros virão!

Por Roitier Campos Gonçalves