IF Goiano se destaca em avaliação do Índice Geral de Cursos
IF Goiano é a segunda melhor Instituição de Ensino Superior de Goiás, conforme o Índice. Avaliação ainda coloca Instituição como melhor avaliada entre Institutos Federais do Centro-Oeste e em quinto lugar em ranking nacional.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). Com o resultado, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se posiciona entre as duas melhores Instituições públicas de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás. O Instituto ocupa o primeiro lugar entre os Institutos Federais do Centro-Oeste e entre os cinco primeiros colocados entre os IF's do Brasil.
O IGC, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). No que se refere ao cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do CPC de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.
De acordo com o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, o IF Goiano já se destaca no IGC entre 2012 e 2019. "Desde 2012 estivemos com o nosso IGC na faixa 4, o que reflete a qualidade dos nossos cursos ofertados. Esta avaliação, em conjunto com o nosso conceito 5 na avaliação Institucional, contribuem sobremaneira para colocar o IF Goiano em posição de destaque no cenário nacional.", destaca.
A nota do Índice varia de 1 a 5. Avaliações 5 e 4 definem as Instituições como excelentes. A faixa 3 qualifica como média, enquanto resultados abaixo desta faixa são considerados insatisfatórios. Nos casos de notas 1 e 2, o MEC realiza nova avaliação e a Instituição pode sofrer medidas administrativas. Na relação das instituições públicas de ensino superior goianas, o IF Goiano aparece atrás apenas da Universidade Federal de Goiás (UFG), ambos na faixa 4.
Do total de instituições que participaram desta edição, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).
CPC - O CPC é um indicador composto por oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. O Conceito é calculado com base na nota do Enade, valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD), perfil do corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação), e Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social (Reitoria), com informações do Inep
Redes Sociais