Dezenove estudantes avançam na Fase 2 da Olimpíada Brasileira de Informática

• Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 21h03
  • Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 21h04

Foi divulgado resultado preliminar dos estudantes classificados para a Fase Estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2021). Esta é a 23ª edição da competição, a qual o Campus Ceres do IF Goiano vem figurando desde o seu ingresso no ano de 2015 com bons resultados. De forma remota, discentes de ensino fundamental, médio e superior realizaram no mês passado as provas da Fase Local.

Na Modalidade Programação, os discentes dos cursos de Informática do Campus Ceres do IF Goiano efetuaram a prova no último dia 15 de junho, pelo ambiente de provas da própria OBI. Os exercícios envolveram a submissão de códigos em alguma linguagem de programação, a exemplo de Python, frequentemente trabalhada na disciplina de Lógica de Programação. Nesta etapa, 67 estudantes realizaram a prova online, que envolveu o Nível 1 (estudantes da 1ª série do ensino médio), Nível 2 (estudantes da 2ª e 3ª série) e Nível Sênior (1º ano do ensino superior). Para se prepararem para a competição, os acadêmicos desde o mês de maio vêm participando de um projeto de ensino, destinado à solução de algoritmos e a OBI 2021.

Já na Modalidade Iniciação, 28 discentes efetuaram a prova da etapa local no dia 21 de junho. Sendo esta modalidade direcionada apenas à estudantes do Ensino Fundamental, os participantes trataram-se de estudantes da comunidade externa integrantes do projeto de extensão em execução "Libélulas: Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, que legal!", que visa trabalhar conceitos de pensamento computacional e raciocínio lógico, a fim de divulgar e incentivar a área de informática. O projeto que recebeu estudantes de diversas cidades goianas ocorre de forma virtual com aulas semanais pelo Google Meet. Nesta modalidade, as questões não envolvem programação, mas sim questões problemas de dedução e interpretação.

Após o período de provas estipulado pela comissão nacionalmente, no último sábado foi liberado o resultado preliminar dos discentes classificados para a etapa estadual. No ato, 19 discentes das Modalidades Iniciação e Programação foram selecionados para representar o Campus Ceres no Estado de Goiás, sendo 11 da Modalidade Programação e 8 da Modalidade Iniciação. Confira a lista de participantes:

Parabéns a todas e todos os estudantes! Que venha a Estadual!