Vale de São Patrício chega na Fase Nacional da OBI

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 02h11
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 21h11

Estudantes do Ensino Fundamental na Fase Nacional da Modalidade Iniciação da OBI, no dia 02 de outubro.

Mais uma vez, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se destaca na preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A competição possui os moldes de demais olimpíadas científicas, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), mas é voltada para a resolução de problemas no âmbito computacional. A OBI se divide em duas diferentes modalidades:

• Iniciação – para estudantes do ensino fundamental com exercícios de lógica e raciocínio computacional, sem a necessidade de um computador;
  • Programação – para estudantes do fundamental, médio e graduação com a exigência de conhecimentos de programação de computadores.

Neste ano de 2021, oito estudantes de nível fundamental e médio chegaram na tão sonhada Etapa Nacional, concorrendo com estudantes de todos as regiões do país. No Estado de Goiás, apenas 27 estudantes (incluindo todas as modalidades) foram selecionados para a nacional, sendo o Campus Ceres responsável por quase 30% do total de participantes aprovados, além de ser o maior número de classificados desde o início da realização da competição em Ceres-GO, iniciada no ano de 2015. Essa é a última fase da olimpíada, precedida por uma premiação dos medalhistas com direito a participação dos melhores classificados para a Semana Olímpica da OBI na UNICAMP em Campinas-SP, além de uma seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática.

Classificados Fase Nacional OBI 2021 (Participantes dos projetos de Ensino e Extensão do Campus Ceres)

As provas da Fase Nacional foram realizadas de forma online, respectivamente, nos dois últimos sábados (25/09 e 02/10), devido à pandemia de COVID-19. No dia 25 de setembro foi efetuada a Modalidade Programação com cinco estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio matriculados no IF Goiano - Campus Ceres. Já no dia 02 de outubro, foi a vez de três discentes do Ensino Fundamental de três cidades da região do Vale de São Patrício na Modalidade Iniciação, englobando estudantes de escolas de Ceres (Colégio Imaculada Conceição), Itapaci (CEPMG - Gilvan Sampaio) e Rubiataba (CEPMG - Geralda Andrade Martins), graças às ações promovidas com a comunidade externa.

Aplicação da Fase 3, na Modalidade Programação, em 25 de setembro.

Ao todo na OBI 2021, 95 discentes vinculados à Instituição participaram da primeira seletiva (Fase Local) em junho de 2021. Destes, 19 avançaram para a Etapa Estadual em agosto e agora, oito representam Goiás a nível nacional. O feito é fruto de projetos de extensão e ensino desenvolvidos no Campus Ceres do IF Goiano, atuando em um preparatório para olimpíadas científicas em informática, visando despertar o interesse pela computação e demonstrar suas possibilidades de atuação profissional, bem como os cursos oferecidos de forma totalmente gratuita pelo Campus Ceres.