Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJComments has a deprecated constructor in /var/www/informatica/public_html/plugins/content/jcomments/jcomments.php on line 25

Artigo fruto de TC da 1ª Turma de Sistemas é aceito em Congresso Internacional

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 01h36
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 02h39

Artigo decorrente dos resultados de pesquisa para Trabalho de Curso (TC) da 1ª Turma do Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Ceres do IF Goiano foi recentemente aprovado para apresentação na XLVII Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI) & XIII Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación (LAWCC). Agora em língua inglesa, visando aumentar o alcance da publicação e indexação em bases de dados e motores de busca, o trabalho "A scientific research overview at the Brazilian Computer Society Congress: a feminine perspective"  leva o nome da Instituição e já pode ser conferido na lista dos artigos aceitos disponíveis na programação do evento, o qual ocorrerá entre os dias 25 e 29 de outubro de 2021.

O CLEI trata-se de um evento anual realizado desde 1974, percorrendo em suas edições vários países latino-americanos para discutir questões relacionadas à computação e informática. A última vez que o evento chegou em terras brasileiras foi em 2018, na Universidade Mackenzie em São Paulo. Já o LAWCC é um congresso que faz parte do CLEI, em vistas de evidenciar a investigação, o interesse e as conquistas das mulheres nas várias áreas da informática, com o intuito de incentivar a participação ativa de mais mulheres, ao abordar inclusive problemáticas de gênero recorrentes e a interação com a sociedade neste contexto. O LAWCC contou nesta edição com um comitê de programa formado por pesquisadores(as) de nove países, sendo: Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Espanha, Chile, Panamá e a própria Costa Rica, local que sedia o evento – mesmo de que forma virtual devido a pandemia de COVID-19.

Ao todo, somente 10 artigos foram selecionados, sendo este trabalho aprovado na conferência decorrente dos dados catalogados no TC da anteriormente discente Thalia Santos de Santana, sob orientação do docente dos cursos de Informática, Adriano Honorato Braga. A defesa ocorreu no final do ano de 2019, com o título "Um Panorama das Pesquisas Científicas na Área de Ciência da Computação: Uma Perspectiva Feminina" e pode ser conferido totalmente na íntegra por meio do Repositório Institucional do IF Goiano.

O referido TC acabou derivando duas publicações: a primeira no XIV Women in Information Technology em 2020, com parte dos achados de pesquisa e intitulada "Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Computação", e agora, em sua versão completa, no maior congresso da área em toda a América Latina. Também destaca-se a influência e motivação do estudo mediante a participação dos autores como membros do projeto Meninas Digitais no Cerrado, parceiro do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Programa detalhado do cronograma de apresentações de artigos do LAWCC. Créditos: Site oficial do CLEI

Confira informações da apresentação

[Sessão 3] Quinta-feira, 28 de outubro, 13:00 às 13:40 (Fuso Horário da Costa Rica)

Chairs: María Estrada (Instituto Tecnológico de Costa Rica, Costa Rica) / Andrea Delgado (Universidad de la República, Uruguay)

Título: A scientific research overview at the Brazilian Computer Society Congress: a feminine perspective

Autores: Thalia S. Santana e Adriano H. Braga

Horário: 13:20 às 13:40 (no Brasil, 16:20 às 16:40)

Resumo (em inglês): Disproportionality of gender in Information Technology field is well known. Women are a minority in the academic world, even in a scenario where there are efforts to value female models of success in computing. Reflecting on the historical bias, it can be seen that this fact causes impact on the scientific research development in this field. Scientometrics is the field of knowledge that recognizes indices of intellectual production, besides contributing to finding gaps and research trends. In this context, this fact can be an important tool to characterize gender diversity among scientists in Computer Science Research (CSR). This paper aimed to study the female presence at the Brazilian Computer Society Congress events (CSBC, Brazilian acronym), which is considered one of the main concerns in Latin America. Information was gathered by data collection, covering the period from 2017 to 2019, showing the following variables: name of the authors; title of the paper; and year of publication and events. The database results indicate male predominance in the audiences at CSBC events. However, considering works published, women stand out in almost 60% of them, even constituting only 31% of the relevant quantitative role of authors in development and scientific progress of computing.