Artigos frutos de IC do curso de Sistemas serão apresentados no SBIE 2021

• Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 16h10
  • Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 17h35

Iniciou na última segunda-feira (22), mais uma edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (X CBIE). O evento que se estende até o próximo dia 26 de novembro, visa reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais brasileiros sejam superados. No ano de 2021, devido a situação da pandemia de COVID-19, o evento ainda permanece online, congregando palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, docentes e estudantes em prol de reflexões e troca de experiências.

E um dos eventos paralelos que ocorre dentro do CBIE, é o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que ocorre desde o ano de 1990. Referência consolidada na área, é classificado de acordo com o novo extrato Qualis como A3 para conferências, um dos mais altos no país. Neste ano, foi subdividido em seis trilhas principais, sendo a Trilha 6 responsável por discutir sobre "Tecnologias na Educação em Computação". E é esta trilha que recebeu duas publicações de estudantes e professores de informática do Campus Ceres do IF Goiano, para abrilhantar o SBIE 2021.

Os resultados apresentados nos dois artigos aceitos e que serão apresentados durante o evento, trazem análises oriundas de projetos de iniciação científica (IC) e trabalhos de curso desenvolvidos sob orientação do professor Adriano Braga. Um deles trata-se de análises de gênero, com a estudante Maria Alice Nunes Silva, e o outro, abarca questões de evasão, com a recém egressa Ana Luiza Gomes de Souza, ambas do Bacharelado em Sistemas de Informação. Todos os trabalhos trabalham com dados com enfoque o curso Técnico em Informática para Internet do Campus Ceres do IF Goiano, ao qual também as acadêmicas são egressas.

Confira as informações dos trabalhos aceitos como artigo completo na Trilha 6 do SBIE 2021:

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Trilha 6 - Sessão S17

Data: 25/11/2021 (quinta-feira)

Hora início: 17h20 | Hora final: 18h40 (horário de Brasília)

Título: Uma análise dos algoritmos de classificação com base na evasão dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Ceres do IF Goiano

Autores: Ana Luiza Gomes de Souza e Adriano Honorato Braga

Resumo: Objetivou-se a análise de algoritmos de mineração de dados que melhor se adequem às condições e dados dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Ceres do IF Goiano. A partir da metodologia KDD, foi possível trabalhar com uma amostra de 1.478 matrículas. Com a ferramenta Weka, pôde ser feita a comparação dos algoritmos: J48, Naive Bayes, Logistic, Multilayer Perceptron, IBk e LibSVM. Dentre eles, o LibSVM se mostrou o melhor preditor, alcançando o melhor resultado de três das cinco métricas consideradas no estudo.

Confira aqui o texto completo (já disponível nos anais do evento)

Título: Uma análise do rendimento escolar por área de conhecimento como forma de desmistificação de estereótipos de gênero em Computação

Autores: Maria Alice Nunes Silva, Thalia Santos de Santana e Adriano Honorato Braga

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o rendimento escolar por gênero de estudantes do curso técnico em Informática para Internet em seis áreas de conhecimento. Foi elaborado um banco de dados, com informações de 255 estudantes de todas as séries do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do ano de 2019 de um Instituto Federal, sendo 161 meninos e 94 meninas. A análise das médias de notas de seis áreas de conhecimento agrupadas por gênero demonstrou que as estudantes do sexo feminino possuem média ligeiramente superior ao sexo masculino em todas as áreas de conhecimento.

Confira aqui o texto completo (já disponível nos anais do evento)

Assista as apresentações ao vivo no YouTube no canal da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE):