Retomadas aulas presenciais de projeto preparatório para a OBI

• Publicado: Quinta, 21 de Abril de 2022, 00h45
  • Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 01h45

No dia 07 de abril, o Campus Ceres do IF Goiano recebeu, após longos dois anos de distanciamento social, os estudantes participantes do projeto de ensino "Libélulas: Programando com a Linguagem Python". Esta data representou o marco do retorno das ações com a aula inaugural do ano letivo de 2022. Para atender a demanda de interessados, foram ocupados os Laboratórios de Programação de Computadores e de Banco de Dados, contemplando discentes de 1ª, 2ª e 3ª série do curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Ao todo, 60 estudantes estiveram presentes na primeira aula.

O referido projeto tem como objetivo capacitar os acadêmicos da Instituição na linguagem de programação Python, assim como contribuir para o aprendizado de disciplinas, como Lógica de Programação. As aulas ocorrerão durante todo o ano de 2022, sempre às quintas-feiras, entre 13h e 15h, sendo ministradas por uma equipe de monitores e professores de informática ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI).

Além do aprendizado relacionado à solução de algoritmos em Python, um dos principais intuitos é estimular e preparar os estudantes para a tradicional Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Neste ano, completam-se oito anos consecutivos que o Campus Ceres participa como escola cadastrada, classificando estudantes nas diversas fases da competição. Em sua 24ª edição, a prova da Fase Local da Modalidade Programação acontecerá na primeira quinzena do mês de junho de 2022.

Discentes presentes na aula inaugural, divididos em dois laboratórios, devido ao elevado número de pessoas interessadas. Créditos: Sara Farias