Retomadas aulas presenciais de projeto preparatório para a OBI

• Publicado: Quinta, 21 de Abril de 2022, 00h45
  • Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 00h53

No dia 07 de abril, o Campus Ceres do IF Goiano recebeu, após longos dois anos de distanciamento social, os estudantes participantes do projeto de ensino "Libélulas: Programando com a Linguagem Python". Esta data representou o marco do retorno das ações com a aula inaugural do ano letivo de 2022. Para atender a demanda de interessados, foram ocupados os Laboratórios de Programação de Computadores e de Banco de Dados, contemplando discentes de 1ª, 2ª e 3ª série do curso de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Ao todo, 60 estudantes estiveram presentes na primeira aula.

O referido projeto tem como objetivo capacitar os acadêmicos da Instituição na linguagem de programação Python, assim como contribuir para o aprendizado de disciplinas, como Lógica de Programação. As aulas ocorrerão durante todo o ano de 2022, sempre às quintas-feiras, entre 13h e 15h, sendo ministradas por uma equipe de monitores e professores de informática ligados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI).

Além do aprendizado relacionado à solução de algoritmos em Python, um dos principais intuitos é estimular e preparar os estudantes para a tradicional Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Neste ano, completam-se oito anos consecutivos que o Campus Ceres participa como escola cadastrada, classificando estudantes nas diversas fases da competição. Em sua 24ª edição, a prova da Fase Local da Modalidade Programação acontecerá na primeira quinzena do mês de junho de 2022.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI)

registrado em: