Realizada Aula Inaugural da OBI

• Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 14h35
  • Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 11h35

Início do ano e nossos projetos estão a todo vapor! E claro, não poderia ser diferente da execução do curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O projeto iniciou sua aplicação com a Chamada Pública CNPq-SETEC/MEC Nº17/2014, que já vem sendo executado no Campus Ceres desde 2015, com a coordenação do docente Adriano Honorato Braga. A OBI desenvolve-se nacionalmente com começo em 1999, partindo dos mesmos padrões de outras olimpíadas científicas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Realizada pela  Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tem como principal objetivo despertar o interesse dos estudantes pela ciência da computação, estudo necessário na formação básica atual, sendo a organização da olimpíada a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Em 2018, o Campus Ceres obteve o maior número de classificados de todas as escolas da região Centro-Oeste, com relevância e destaque nacional.

No dia 05/02, em meio a recepção dos estudantes calouros/as do Curso Técnico em Informática para Internet, Braga apresentou a Aula Inaugural da OBI levantando os benefícios e importância da programação. O docente apontou pesquisas que demonstram que habilidades como o pensamento computacional podem ter caráter beneficiador até mesmo em provas como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), bem como em quaisquer profissões da atualidade. Ao mesmo tempo, os estudantes tiveram a oportunidade de se engajar com um problema já no início: o "Desafio da Senha", onde foram instigados dinamicamente por meio das instruções a descobrir qual seria a resposta para a senha do cadeado. A primeira aula foi totalmente desplugada, mais como uma introdução ao treinamento.

Assim, os estudantes foram convidados a participar semanalmente das ações. O próximo encontro ocorreu no dia 11/02, no Laboratório de Informática 4 (Lab. de Programação de Computadores), com turma cheia e presença do bolsista Gustavo Faquim, integrante da equipe do treinamento preparatório. Apresentou-se o conceito de algoritmo bem como da linguagem de programação Python, desde sua história até sua sintaxe. Além disso, falou-se do plataforma URI Online Judge, utilizada nas aulas para realização de exercícios, a qual os estudantes criaram cadastro. Por fim, os acadêmicos foram capazes de escrever seus primeiros códigos, com exercícios iniciais na linguagem. Desejamos sucesso aos discentes e equipe envolvida, e claro, muitos classificados na etapa regional!

Alunos participando da segunda aula do treinamento preparatório já no laboratório da instituição. Créditos: Adriano Braga

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), com informações de Gustavo Faquim