Formandos de Informática para Internet eternizam lembranças em um anuário escolar

• Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2023, 12h07
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 12h58

Os concluintes do curso Técnico em Informática para Internet do ano de 2022 representaram o reflexo de um longo período de pandemia, que culminou no retorno presencial por todo um ano letivo durante a 3ª série, o tão sonhado ano de formatura. Os discentes que tiveram apenas um mês de aula presencial em 2020, foram para casa em um fim de semana e não mais retornaram por dois anos, cursando a 1ª e 2ª série do curso, praticamente no formato remoto. Tal período com certeza marcou de modo significativo os estudantes e para que as pessoas e momentos pudessem ser eternizados, foi idealizada a elaboração de um anuário escolar – construído pelos acadêmicos da Turma A de Informática para Internet.

De acordo com a formanda e vice-representante de turma, Kamilly Victória Andrade Souza, "A ideia do anuário surgiu após um vídeo na internet falando sobre o anuário americano, e em como ele era feito. Fiz a pergunta a alguns amigos sobre a ideia e depois de ver que a maioria achou legal, eu pesquisei e procurei saber como fazer um em modelo online, para ficar acessível a todos os alunos. Comecei a produção pelo Canva, e fui atrás da autorização de todos os professores e alunos para poder tirar as fotos individuais. E também coloquei nele fotos tiradas durante o ano, desde fotos de turma até fotos do nosso dia-a-dia, além de também colocar algumas mensagens que os professores deixaram para os alunos da nossa turma. A maior inspiração foi poder ter esse material como um meio de recordação do nosso ensino médio, e tê-lo no modelo online também como um meio de sempre termos ele na palma da mão para recordar desses momentos maravilhosos que vivenciamos juntos".

Para o Diretor de Ensino, professor Adriano Braga, "A construção do anuário é algo marcante para as turmas que se formam no IF Goiano, visto que por mais que as tecnologias digitais deixam o acesso mais fácil para os registros de uma jornada, o anuário consolida em um só documento aqueles que vivenciaram em três ou mais anos, uma das etapas mais importantes da vida. Destaque ainda para essa turma que vivenciou dois anos à distância. Espera-se que as demais turmas possam prosseguir na construção de próximos anuários, tornando-se uma tradição."

O anuário encontra-se disponível aqui e para aqueles que desejarem que suas lembranças sejam exibidas no site dos cursos de Informática, encaminhem fotos e/ou materiais de turmas concluintes para o e-mail: nepeti.ce@ifgoiano.edu.br

Anuário escolar disponível para consulta (clique sobre a imagem)

Formandos e servidores durante a cerimônia de formatura no Auditório Multifuncional do Campus Ceres, em 16 de dezembro de 2022.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), com informações de Kamilly Victória e Adriano Braga