NEPeTI encerra ações de 2022 com a culminância do projeto "Pensamento Computacional no Cerrado"

• Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 21h17
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 12h51

O ano de 2022 iniciou de forma esperançosa e ao mesmo tempo cheio de incertezas, trazendo consigo o retorno oficial do ensino presencial no Campus Ceres do IF Goiano. Em meio a um calendário de início tardio, a preocupação da contaminação de COVID-19 e o tão sonhado momento de reencontro, o instante também apontou para a expansão do contato da Instituição com a comunidade externa. E para este ano que se iniciava, uma proposta ousada já era fato que seria conduzida: a execução do projeto "Pensamento Computacional no Cerrado", aprovado via chamada pública IFES Nº 01/2021, sob coordenação do professor Adriano Honorato Braga.

A submissão ocorreu no ano anterior (2021), sendo listada como a proposta melhor classificada de todo o país em meio a mais de 100 propostas habilitadas, de acordo com ranking liberado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – responsável pela organização da seleção junto ao Ministério da Educação. Diversos outros projetos também foram aprovados nacionalmente, totalizando três aprovações em todo o IF Goiano neste chamamento público direcionado a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Com o intuito de promover iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada, e em especial robótica, o público alvo tratou-se de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Estado de Goiás. E para que isso pudesse acontecer na prática, diversas metas precisaram ser planejadas e cumpridas. Selecionar estudantes bolsistas, extensionistas, servidores, professores e colaboradores. Selar acordos de cooperação institucionais. Esperar avidamente a chegada de equipamentos. Atestar o funcionamento de cada um. Capacitar a equipe. Preparar material didático e organizar um agenda entre escolas... E claro, finalmente realizar as aulas – as quais envolveram as mais variadas tecnologias como Arduino, Raspberry e LEGO, sob a filosofia do learning by doing  (aprender fazendo).

Tudo isso esteve envolto em um curso de capacitação aos discentes com carga horária de 30h, em uma ementa que trabalhou conceitos como: pilares de Pensamento Computacional; sistemas numéricos; modos de comunicação com o computador; operações matemáticas; eletrônica básica; prototipagem eletrônica; robótica com Arduíno e programação em blocos. Ao todo, quase 400 estudantes passaram pelas ações de capacitação, de modo que servidores e estudantes do Campus Ceres puderam visitar cidades circunvizinhas realizando as aulas de caráter extensionista, disseminando o ensino de computação – até mesmo de modo desplugado. Para atender esse número, a equipe também contou com o apoio de professores da rede estadual e municipal (escolhidos via seleção simplificada), oportunizando a execução das aulas em suas instituições de ensino, seja durante o horário regular, seja durante o contraturno.

Assim, o pensamento computacional perpassou pelo cerrado goiano atendendo sete escolas das cidades de Ceres, Rialma, Rubiataba, Uruana, Nova Glória e Jaraguá, abrindo um leque de possibilidades a cada estudante impactado. Além disso, também foi possível que as escolas parceiras pudessem visitar o Campus Ceres em diversas situações, a exemplo da tradicional Feira de Ciências e Tecnologia, realizada anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro. No início do mês de dezembro, também foi realizado um evento denominado "Sábado Maker" com direito a visita técnica na Instituição, aprendizado com projetos práticos e por fim, certificação – selando com chave de ouro o encerramento do projeto neste ano que se finda.

Certificação no turno vespertino na Escola Rivaldo Santana Sampaio, em Rubiataba-GO.

Sábado Maker com a Escola Municipal José de Moraes Freitas e a Escola Municipal M. Maria dos Anjos S. Silva, de Uruana-GO

Assista ao vídeo de registro das ações do projeto