Sistemas de Informação vence a VI Gincana de Estatística

• Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 18h39
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 20h59

A VI Gincana de Estatística do Campus Ceres é um tradicional evento de consolidação de aprendizados, com intuito de testar o conhecimento dos discentes na área da estatística e promover uma dose saudável de competitividade entre os cursos superiores da Instituição. Para o Bacharelado em Sistemas de Informação, a disciplina de "Probabilidade e Estatística" é ofertada no 4º período – de acordo com o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Sendo assim, os participantes desta edição foram os acadêmicos da VI Turma do curso de Sistemas, em maioria ingressantes do ano de 2021.

O evento ocorreu no dia 07 de dezembro de 2022, representando a culminância de uma série de ações planejadas e realizadas durante o semestre. A exemplo disso, uma das variadas provas tratou-se da arrecadação de roupas, sapatos e alimentos não perecíveis para doação na cidade de Ceres-GO e também para servidores do próprio campus. A prova que mais valia pontos foi também a que mais contribuía com a comunidade externa, que pôde conhecer melhor os estudantes e ver o empenho de cada um deles na arrecadação em prol do bem maior.

Resultado disso foram muitas cestas básicas doadas e um bazar beneficente totalmente gratuito aos moradores de Ceres e cidades circunvizinhas, ao passo que também representou a 1ª vitória da turma na competição. Ao todo, foram arrecadados mais de 7.500 peças de roupas e calçados, e cerca de 800 kg de alimentos. Além disso, houveram mutirões para doações de sangue no Hemocentro local, proporcionando aos alunos e servidores a experiência de doar e salvar vidas.

Estudantes da VI Turma de Sistemas e demais discentes durante mutirão de doação de sangue, a qual envolveu também discentes dos cursos técnicos. Créditos: Ana Clara Lacerda

Especialmente no dia da IV Gincana, foram realizadas provas voltadas ao conteúdo estudado durante o segundo semestre do ano, verificando o conhecimento dos alunos e fazendo valer as aulas de Probabilidade e Estatística. Competiram na Gincana além do Bacharelado em Sistemas de Informação, os Bacharelados em Agronomia e Zootecnia, bem como as Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química (as quais competiram de forma conjunta) – cursos esses que são ofertados de forma totalmente gratuita no Campus Ceres. Todos os cursos se empenharam e deram o melhor de si, se juntaram para fazer dar certo e fizeram bonito! Mas no fim, com o placar acirrado, Sistemas de Informação levou o troféu para o curso. Foi a 1ª vez que o curso ganhou a Gincana, apesar de já ter participado em anos anteriores de forma esporádica.

VI Turma campeã e no centro, de blusa preta, a professora Flávia Abrão – idealizadora e criadora da Gincana de Estatística do Campus Ceres. Créditos: Ana Clara Lacerda

Acesse as redes sociais da VI Turma de Sistemas de Informação (com registros da sua participação)

Por Ana Clara Lacerda e Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI)