Finalizados projetos de ensino Libélulas e MDC de 2022

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 23h31
  • Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 23h55

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, foram realizadas as ações de encerramento com os participantes dos projetos de ensino vinculados diretamente ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI). Dentre os principais projetos do NEPeTI, estão as iniciativas Libélulas e Meninas Digitais no Cerrado, que efetuam atividades também voltadas à comunidade interna do Campus Ceres. Ambos os projetos foram cadastrados por meio do Edital nº 15 de 25 de Abril de 2022, sendo eles intitulados:

• Libélulas: Programando com a Linguagem Python
  • Meninas Digitais no Cerrado: Acolhimento das Ingressantes dos Cursos de Computação do Campus Ceres

Com enfoque nos cursos técnicos, estiveram presentes estudantes de 1° a 3° ano do curso Técnico em Informática para Internet, que receberam seus certificados de participação. No caso do Libélulas se referiu ao certificado de horas complementares inerentes ao treinamento preparatório em Python, incluindo os certificados emitidos pela organização da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) do ano de 2022. Além disso, houve a premiação dos melhores classificados na olimpíada no Campus Ceres, onde tivemos três discentes na Fase Nacional entre os 200 melhores do Brasil.

Estudantes Julian e Fernando (com certificado em mãos), os melhores rankeados na OBI 2022 pelo Campus Ceres

Já para o Meninas Digitais no Cerrado, a ação de finalização reuniu "fadas madrinhas" e "afilhadas", que participaram de uma série de atividades de acolhimento de calouras por veteranas. A principal estratégia utilizada para engajar as alunas a participarem foi propondo um local acolhedor e onde pudessem encontrar apoio umas nas outras, por meio de encontros periódicos organizados pelo projeto. Além disso, a equipe conduziu um grupo de WhatsApp entre as participantes com a finalidade de manter ativo o contato entre as madrinhas e afilhadas, possibilitando a divulgação de ações, eventos e demais atividades pertinentes ao cotidiano escolar. O último encontro atribuiu uma certificação às discentes, condecorando-as pelo apadrinhamento.

Madrinhas e afilhadas em seu último encontro, com a presença dos professores Adriano Braga e Thalia Santana