OBI e Meninas Digitais no Cerrado realizam suas primeiras atividades de 2020

• Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 01h43
  • Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 23h50

Iniciando o novo semestre letivo, o projeto Meninas Digitais no Cerrado e Treinamento para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) deram o start para 2020. Confira as primeiras atividades:

No dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida pela Unesco e Nações Unidas, visando promover igualdade de direitos entre homens e mulheres, sobretudo em STEM - do inglês Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), incentivando meninas a ingressarem nessas áreas e motivando a permanência de mulheres pesquisadoras. Como forma de dar visibilidade para a data, a equipe Meninas Digitais no Cerrado realizou uma movimentação para esta comemoração. Foram feitos momentos de reflexão nos períodos matutino e noturno no Pátio da Cantina do Campus Ceres, falando da importância da pesquisa científica e como este dia é significativo, além de oferecer uma homenagem as cientistas da instituição. A fala da noite também buscou contemplar boas-vindas para às calouras de Sistemas de Informação.

Ramayane Braga, homenageando o quadro de mulheres cientistas do Campus Ceres. Créditos: Thalia Santana.

E em menos de dez dias depois, foi a vez de recepcionar as calouras ingressantes no curso técnico em Informática para Internet. Na tarde de 20 de fevereiro, as estudantes foram convidadas para participar de uma roda de conversa, com ênfase especial para o público feminino. Para falar do Meninas Digitais no Cerrado e de suas ações, estiveram presentes as/os coordenadores do projeto, Adriano Braga, Natália Louzada e Ramayane Braga, chamando a atenção do cenário próspero de mercado e ao mesmo tempo, falando de mulheres importantes para a computação, como Ada Lovelace. A ação é uma forma de motivar meninas na área, mostrando oportunidades e como o projeto pode contribuir. Ao final da atividade, ainda foi realizada uma dinâmica com balões, para que as alunas pudessem descrever em uma palavra seus sentimentos em relação ao projeto e novo ano que se inicia no Campus Ceres.

Discentes durante a dinâmica, que ocorreu no Laboratório de Manutenção de Computadores. Créditos: Thalia Santana.

E não para por aí! Já no quesito programação, a OBI realizou sua aula inaugural de treinamento em Python no dia 05 de março. Ao todo, cerca de 62 estudantes lotaram o Laboratório de Informática 4 (Laboratório de Programação de Computadores) para saber mais sobre o projeto e participar do curso preparatório, que tem como intuito capacitar os estudantes em lógica de programação, com aplicação da linguagem Python, para competir na XXII OBI. O projeto é coordenado pelo docente Adriano Braga, que desde 2015 realiza a ação no Campus Ceres do IF Goiano, com bom desempenho nas etapas da olimpíada, chegando a classificar acadêmicos a nível nacional, a exemplo do ano de 2019.

Sala lotada, sinônimo de muita animação para a OBI. Créditos: Mário Neto.

Por Thalia Santana (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação - NEPeTI), com informações de Mário Neto.