Artigo do Campus Ceres é premiado como o melhor do WIT 2021

• Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 22h20
  • Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 00h08

Durante os dias 18 a 23 de julho, foi realizada a 41ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O evento que foi anteriormente programado para ocorrer em Florianópolis-SC, ocorreu virtualmente durante toda a semana passada, congregando uma série de eventos base (promovidos todos os anos) e satélites (escolhidos em cada edição) que reúnem pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais, integrando em um só congresso diversas áreas da computação.

E um dos eventos que acontece dentro do CSBC é o Women in Information Technology (WIT), que há 15 anos vem fomentando discussões relativas à questões de gênero e tecnologia da informação. Com submissão de artigos desde o ano de 2016, representa o principal espaço para registro de experiências e divulgação de pesquisas no âmbito das relações de gênero em computação. Em 2021, o projeto de extensão e pesquisa Meninas Digitais no Cerrado – que está prestes a completar cinco anos de história ao promover o empoderamento feminino de meninas e mulheres em ciência e tecnologia, marcou presença no evento como um dos projetos parceiros do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação.

O artigo aprovado intitula-se "A interdisciplinaridade em um curso de extensão como forma de empoderamento feminino na computação", sob autoria de Sara Farias, Maria Isabela Nunes, Thalia Santana, Natália Louzada, Ramayane Braga e Adriano Braga. As duas primeiras são ainda estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e que agora efetuaram sua segunda publicação de artigos em evento científico de renome nacional, orientadas por três professores de informática e uma professora de história. O trabalho relata os resultados de ações extensionistas cadastradas institucionalmente e desenvolvidas no ano de 2020, inclusive em meio a pandemia de COVID-19, em um curso online com participantes de 17 estados brasileiros. A apresentação ocorreu na noite do dia 19 de julho, dentro do ambiente virtual do CSBC 2021.

Apresentação para o público do artigo, com momento posterior de perguntas e interação. Créditos: Thalia Santana

E não para por aí! O trabalho foi indicado a concorrer o prêmio de Melhor Artigo Resumido, dentre 22 artigos publicados nos anais desta categoria (que representou uma taxa de aceitação de 40% das submissões), concorrendo com duas outras publicações, uma oriunda de uma Instituição do estado de São Paulo e outra do Mato Grosso do Sul.  E o resultado não poderia ter sido melhor: o artigo foi agraciado com a premiação, sendo o Melhor Artigo Curto desta edição. Também é importante destacar que a consolidação do projeto rende bons frutos, com artigos aceitos em edições anteriores sendo citados por projetos e ações executadas pelas mais diversas regiões brasileiras, levando o projeto e o Campus Ceres do IF Goiano como referência em ações interligadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Outrossim, no ano de 2021 a professora Ramayane Braga foi convidada a integrar o Comitê Gestor do programa nacional, sendo a única representante dos Institutos Federais.

Momento da premiação anunciado pelo Comitê de Programa. Créditos: Ramayane Braga

Assista o vídeo da apresentação do artigo

Assista o vídeo com o momento da premiação

Leia na íntegra o trabalho nos anais do evento, dentro da biblioteca digital SBC Open Lib